No próximo sábado (29), véspera da eleição, mães voluntárias organizam um ato de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Rio de Janeiro. A "Carrinhata", cujo nome remete aos carrinhos de bebês, vai levar crianças de todas as idades com suas famílias para o Aterro do Flamengo, na zona Sul, em apoio à eleição de Lula para presidência da República.
Leia mais: "Pintou um clima": por que fala de Bolsonaro reforça casos de exploração sexual de meninas
Segundo as organizadoras, o objetivo da mobilização é levantar temas relevantes para a infância e as famílias brasileiras, como vacinação, desarmamento, educação pública e políticas para o combate à exploração sexual infantil.
“O atual presidente tem se mostrado inimigo das mulheres, das crianças, da família, dos direitos humanos”, diz o texto de convocação nas redes sociais.
A expectativa também é atrair mulheres que se abstiveram de votar no primeiro turno ou que ainda estão indecisas. A concentração será a partir das 9h com confecção de cartazes, pinturas, brincadeiras. O ponto de encontro é o Teatro de Marionetes de onde a "Carrinhata" seguirá até a Marina da Glória.
O ato no Rio é inspirado na "1ª Carrinhata Mães com Lula" que levou centenas de famílias para a Av. Paulista em defesa da democracia. Mães e mulheres de Brasília, Belo Horizonte e outras capitais estão organizando "Carrinhatas" de apoio a Lula até o dia 30.
Edição: Clívia Mesquita