Rio de Janeiro

DE OLHO

ONG do Rio de Janeiro lança projeto para fortalecer economia popular

Iniciativa da ONG Capina será lançada nesta quarta-feira (26) e atenderá 4 bairros no município de Duque de Caxias

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Projeto pretende incentivar o desenvolvimento econômico, social e ambiental em Duque de Caxias - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Uma iniciativa realizada pela Cooperação e Apoio a Projetos de Inspiração Alternativa (Capina) pretende incentivar o desenvolvimento econômico, social e ambiental a partir da economia popular no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.  

O lançamento do projeto “Economias Populares: fortalecendo elos de trabalho com inovação e sustentabilidade ambiental” ocorre na quarta-feira (26), às 13h30, com um seminário que reunirá aproximadamente 70 pessoas no auditório do Museu Ciência e Vida, localizado no Jardim Vinte e Cinco de Agosto, em Duque de Caxias. 

O projeto, que é uma parceria com a Petrobras, realizou o mapeamento das vocações econômicas dos bairros de Pilar, Xerém, Parque Marilândia e Campos Elíseos para implementar cursos de formação, com previsão de início em novembro, nas áreas de Gestão Democrática e Viabilidade Econômica, Comercialização e Acesso ao Mercado e Formalização e Tributação para a população local. O critério de escolha dos bairros é estar na área de influência da Refinaria de Duque de Caxias (REDUC). 

Leia mais: Artigo | A Economia Solidária como estratégia de organização territorial sustentável!  

Segundo a Capina, além das capacitações para os empreendimentos selecionados, ocorrerão visitas técnicas de assessoria direta e intercâmbios para trocas de experiências com outras iniciativas visando estimular a consolidação de redes solidárias, ecológicas e inovadoras. 

Ademais do foco econômico, o projeto realizará também atividades relacionadas ao tema da educação ambiental e segurança alimentar com crianças e adolescentes de escolas públicas do município. A ideia é implantar hortas e/ou agroflorestas em comunidades, escolas públicas ou em faixas de dutos da cidade. 

Para se inscrever no seminário de lançamento que ocorre nesta quarta-feira (26) basta preencher o formulário. Além das iniciativas mapeadas pela Capina, moradores dos bairros selecionados poderão também se inscrever nas formações. Para saber mais sobre o projeto, basta acompanhar as redes sociais da ONG Capina. 

“Economias Populares: fortalecendo elos de trabalho com inovação e sustentabilidade ambiental” é um projeto realizado pela Capina, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e apoio da AS-PTA.

Edição: Jaqueline Deister