Nesta semana o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que a coleta do Censo 2022 será prorrogada até o início de dezembro deste ano. Prevista inicialmente para terminar em 31 de outubro, a coleta apenas deu conta de recensear 49% da população brasileira até agora.
No entanto, segundo o Instituto, a divulgação inicial dos dados do Censo segue prevista para o final de dezembro.
Segundo o IBGE, o principal impasse encontrado para a realização do Censo é com o recrutamento de recenseadores, que ocupam apenas 52% das vagas disponíveis. Outro fator é que os trabalhadores, que só recebem o salário quando finalizam um setor de pesquisa, vêm enfrentando dificuldades para concluí-los, devido à resistência de parte da população em responder os questionários.
Visando a conscientização da população sobre a importância do Censo, o IBGE está organizando o Dia Nacional de Divulgação e Disseminação do Censo 2022 a ser realizado no próximo sábado (8) em todas as capitais do país.
O Censo, que foi adiado por conta da pandemia da Covid-19 e de cortes orçamentários do governo federal, será responsável por contar a população brasileira atual, além de levantar dados como faixa etária, gênero, raça, educação, trabalho, mortalidade, entre outras informações importantes.
Leia mais: Recenseadores podem parar nesta quinta-feira contra atrasos nos pagamentos
Saiba como identificar os recenseadores
Segundo o Instituto, os entrevistadores devem estar sempre identificados com um crachá contendo o nome completo e a matrícula.
Tendo acesso a essas informações, é possível confirmar se aquela pessoa está de fato a serviço do Censo, registrado e apto a fazer a coleta de dados. Para isso basta acessar este link e inserir as informações ou entrar em contato com o IBGE pelo telefone 0800 721 8181.
Além do crachá, os trabalhadores usam colete, boné e uma bolsa com a identidade visual do Censo. Eles possuem em mãos, ainda, o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), que é um celular disponibilizado pelo Instituto para que as informações sejam digitalizadas. O IBGE também disponibilizou máscaras descartáveis aos recenseadores.
Porém, como o Censo 2022 havia sido planejado para acontecer em 2020, alguns destes utensílios de identificação podem estar desatualizados. Sendo assim, alguns recenseadores usarão um colete escrito "Censo 2020", por exemplo.
Como o questionário é realizado
Em cada residência, um questionário é aplicado. O básico possui 26 quesitos e o questionário ampliado contém 77 questões.
O que define qual dos questionários você irá responder é um sorteio feito na hora pelo próprio sistema do Censo. O questionário básico é aplicado em cerca de 89% dos domicílios, enquanto o ampliado é respondido em cerca de 11%.
Caso você não possa receber o recenseador no horário em que ele bateu à sua porta, você pode reagendar a entrevista com o próprio trabalhador. Se você perdeu a visita, por não estar em casa, por exemplo, o recenseador deverá retornar à sua residência.
Edição: Rodrigo Durão Coelho