O espetáculo “O Som e a Fúria – Um Estudo Sobre o Trágico”, da Definitiva Cia. de Teatro, está em cartaz até o dia 28 de outubro no circuito SESC de seis municípios do estado do Rio de Janeiro. Neste sábado (8), às 19h, a montagem estará na unidade de São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
A peça escrita por Rosyane Trotta e dirigida por Jefferson Almeida apresenta, em um ritmo vertiginoso e repleto de música e sons tribais, fragmentos de um Brasil inquietante que tenta encontrar o seu rumo em meio às maiores urgências sociais e ambientais da história.
No palco, seis atores revisitam acontecimentos históricos recentes para refletir sobre o conceito do trágico nos dias de hoje e tentar entender como isso ressoa na cena e no mundo pós-moderno e pós-dramático.
“O mundo está na iminência de um fim (metafísico ou concreto) e precisamos olhar para as fotografias desse panorama para tentar entender onde está o ponto nevrálgico da nossa patética falha enquanto partes desse mundo”, afirma Jefferson Almeida.
Leia mais: Mostra de fotografia problematiza heranças do colonialismo no Rio de Janeiro
A direção musical de Renato Frazão confere sentido, estranheza e tensão por meio de uma trilha sonora autoral cantada ao vivo pelos próprios atores (em coro ou solos), acompanhados por uma base sonora gravada. Essa mescla de atuação e canto consolida a investigação que a companhia faz desde 2008 sobre a ‘cena-música’.
Nos palcos
O quarto espetáculo de repertório da Definitiva Cia. de Teatro estreou no Oi Futuro em janeiro de 2020. A temporada presencial foi interrompida em função da pandemia de covid-19. No mesmo ano, a companhia apresentou virtualmente uma versão filmada da peça, o que lhe rendeu a indicação ao Prêmio APTR de Melhor Espetáculo Adaptado Editado.
Em 2021, com o incentivo da Lei Aldir Blanc, a montagem ganhou uma transmissão online ao vivo direto do palco do Teatro Prudential, seguido de oficina e ciclo de debates. Aprovado no edital SESC RJ de Cultura 2022, o espetáculo segue, agora, para a sua primeira temporada de circulação.
Além de São João de Meriti, a peça passará por Niterói (14/10), São Gonçalo (15/10), Barra Mansa (20/10), Nova Iguaçu (22/10) e Campos (28/10).
Os ingressos são vendidos a R$10,00 (inteira), R$5,00 (meia entrada em casos previstos por lei, professores e classe artística com documento comprobatório) e gratuito (Credencial plena e para aqueles que se enquadrarem no Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) da instituição).
Serviço
“O Som e a Fúria – Um Estudo Sobre o Trágico
Temporada: 28/09 a 28/10
Duração: 70 minutos
Faixa etária: 16 anos
Gênero: épico
Sesc São João de Meriti - 08/10, às 19h
Endereço: Avenida Automóvel Clube, 66 – Centro,
Sesc Niterói - 14/10, às 19h
Endereço: Rua Padre Anchieta, 56 - São Domingos
Sesc São Gonçalo - 15/10, às 19h
Endereço: Endereço: Avenida Pres. Kennedy, 755 – Estrela do Norte, São Gonçalo
Sesc Barra Mansa - 20/10, às 19h
Endereço: Avenida Tenente José Eduardo, 560 – Ano Bom
Sesc Nova Iguaçu - 22/10, às 19h
Endereço: Rua Dom Adriano Hipólito 10, Rua Dom Adriano Hipólito 10 - Nova Iguaçu, RJ
Sesc Campos - 28/10, às 20h
Endereço: Av. Alberto Torres, 397 – Centro
Edição: Jaqueline Deister