Esta quinta-feira (29) deve ser marcada como o dia mais chuvoso do Rio de Janeiro em todo o mês de setembro. Há 16 anos não chovia tanto num mês de setembro na cidade.
Existe chance de temporais a qualquer hora, além disso, há previsão de rajadas de ventos de até 50 km/h, e ondas no mar de até 2,5 metros.
A cidade está em estágio de mobilização desde a última quarta-feira (28). Esse é o segundo nível de uma escala de cinco, que serve para orientar a população e órgãos públicos.
Leia também: Prefeitura do Rio vai cancelar concessão da Linha Amarela por superfaturamento de R$ 72 milhões
A causa de tanta chuva e frio fora de época é uma frente fria que está sobre o oceano junto com um corredor de umidade que mantém o tempo instável. Os ventos marítimos também trazem umidade do oceano para o continente.
O tempo chuvoso deve predominar sobre o estado até a próxima segunda-feira (3), dessa forma, o dia da eleição, no próximo domingo (2), será marcado pelas chuvas. A temperatura máxima prevista é de 25°C na capital.
A sexta-feira (30) será de tempo fechado, com previsão de chuva sobre boa parte do estado e rajadas de até 50 km/h. O mar segue de ressaca e a máxima não passa de 23°C na capital.
No sábado (1º), o sol até aparece, mas estão previstas pancadas de chuva com ocorrência de raios. A ventania e a ressaca continuam. A temperatura sobe: máxima de 28°C na capital.
O primeiro turno das eleições, no domingo (2), será semelhante ao sábado, com sol entre nuvens e chuva. As rajadas de vento e a ressaca perdem força. Já na segunda (3) o sol aparece entre nuvens e chuva. A temperatura máxima prevista é de 24°C na capital.
Edição: Mariana Pitasse