Na manhã desta quinta-feira (29), o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PSD) informou que as tarifas de ônibus e BRT estarão zeradas no domingo (2), dia do primeiro turno das eleições. Para ter direito à gratuidade, os passageiros deverão apresentar título de eleitor ou o E-título no celular, segundo informou a assessoria de Paes.
O direito vale de 6h às 20h nas linhas municipais de toda a cidade e não envolve os transportes geridos pelo governo do estado, como trens e metrô.
Leia também: Um político é assassinado na Baixada Fluminense a cada 45 dias, aponta levantamento
De acordo com Paes, um decreto publicado na próxima sexta (30) para regularizar a decisão.
ATENÇÃO! Vamos fortalecer a festa da democracia. No próximo domingo entre 6hs e 20hs o transporte por ônibus e BRT no Rio NÃO SERÁ COBRADO. Basta apresentar seu título de eleitor, embarcar e ir às urnas votar em seus candidatos. Vamos exercer nosso direito democrático,1/2
— Eduardo Paes (@eduardopaes) September 29, 2022
A decisão de Paes acontece em meio a discussões sobre a suspensão do passe livre em Porto Alegre pela primeira vez desde 1995, após uma mudança na lei de gratuidade aprovada em dezembro. A nova lei permite apenas dois dias de gratuidade no ano: no dia da padroeira da cidade e um dia de campanha de vacinação.
Edição: Mariana Pitasse