O programa Papo na Laje desta quinta-feira (15) conversa com jovens sobre a cultura do Passinho e da Dancinha nas favelas do Rio de Janeiro. Os convidados são os dançarinos Jeff do Massa, da favela da Rocinha, e RD do J2 da comunidade Cerro Corá, na zona Sul, onde o episódio foi gravado.
Leia mais: Na favela do Cerro Corá (RJ), escolinha de futebol se destaca como oportunidade para jovens
A modalidade que nasceu nos bailes funk em meados dos anos 2000 viralizou entre os jovens e foi ganhando adeptos, principalmente nas favelas e periferias do Rio. No programa, Jeff explicou a importância dos bailes na construção desse movimento.
"Pra aprender a dançar tive que ir para o baile, ficar em cima para aprender. Tinha maior vergonha, só ficava olhando, nem entrava na roda. Mas depois comecei a treinar, formei meu grupo de dança Tropa do Amassa. Ficava no quarto vendo vídeo de Passinho no Youtube e aperfeiçoando no espelho. Até que comecei a participar de batalha, seletiva. Não tem coisa melhor que mostrar nossa cultura. E a dança abre diversas portas", disse o jovem.
Desde 2016, os dançarinos podem ter o registro profissional no Sindicato dos Dançarinos na modalidade Passinho. A conquista é um marco para a carreira que muitos jovens buscam na dança. Já em 2018, o Passinho passou a ser patrimônio cultural do Rio.
Apesar de ter ganhado o mundo como no encerramento das Paraolimpíadas de 2012 em Londres, a cultura do Passinho ainda sofre repressão dentro das favelas. "Dança na rua pra ver a polícia não te para. Não pode ligar um som pra dançar que eles te barram", relatou RD à apresentadora Dani Câmara.
O programa Papo na Laje é transmitido na TV Comunitária do Rio de Janeiro, canal 6 da NET, e no canal do YouTube do programa, todas as quintas, às 18h. A partir desta temporada também será possível assistir em toda Grande São Paulo no canal aberto digital da TVT, também as quintas, às 20h.
Assista:
Edição: Mariana Pitasse