A Convidecia, primeira vacina nasal do mundo contra o coronavírus Sars-Cov2, causador da covid-19, foi aprovada por autoridades sanitárias da China nesta segunda-feira (05).
O imunizante foi autorizado pela Administração Nacional de Produtos Médicos chinesa, e é produzido pela farmacêutica CanSino Biologics.
A vacina nasal será utilizada como dose de reforço para pessoas que já tenham concluído o esquema vacinal. A aplicação será feita por meio de um spray nasal, método que dispensa agulhas.
A versão intramuscular do imunizante já foi homologada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para uso emergencial, com eficácia de 64% contra casos sintomáticos da covid-19 e de 92% contra infecções graves.
Com dose única, o imunizante utiliza um adenovírus modificado para apresentar ao sistema imunológico a proteína spike, espécie de coroa de espinhos que reveste o Sars-Cov2.
A China, primeiro país a identificar casos do vírus Sars-Cov2, acumula 6,5 milhões de casos confirmados e 25 mil falecidos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).