Rio de Janeiro

ELEIÇÕES 2022

Pedido de voto em trânsito no RJ cresce mais de três vezes em relação à eleição passada

Opção é para eleitor que estará fora de sua cidade no dia 2 de outubro e pede para votar em outro município

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Segundo o TRE-RJ, em 2018 foram registrados 8.734 pedidos de voto em trânsito - Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) fez um balanço na última sexta-feira (2) sobre o número de eleitores no estado que fizeram a opção pelo voto em trânsito para o primeiro turno, que acontece no dia 2 de outubro. Segundo o TRE-RJ, foram 30.370 solicitações.

O número representa um crescimento de mais de três vezes em relação ao registrado nas últimas eleições gerais, em 2018, quando foram registrados 8.734 pedidos. 

Leia mais: TRE-RJ convoca Forças Armadas para evitar ações criminosas nas eleições de outubro no estado

A consulta dos locais de votação temporários, de eleitoras e eleitores que pediram a transferência dentro do prazo, já está disponível no aplicativo e-Título e no site do TRE-RJ, em "Atendimento online".

Entre julho e agosto, a Justiça Eleitoral abriu a possibilidade para o cadastro do voto em trânsito. Ele ocorre quando o eleitor ou a eleitora sabe que estará fora de sua cidade no dia da eleição e pede para votar em outra capital ou município com mais de 100 mil eleitores. Após as eleições, a vinculação com a seção de origem é restabelecida automaticamente.

Leia também: No Rio, vereadores aprovam a criação do Sistema Único de Assistência Social do Município

Segundo turno

Já para o caso de haver segundo turno, o TRE-RJ recebeu 28.653 solicitações de eleitores para o voto em trânsito. Em 2018, foram 8.334 pedidos. O prazo para solicitação foi encerrado em 18 de agosto, para ambos os turnos.

Edição: Eduardo Miranda