PARTO HUMANIZADO

Cidade de Rio Grande, no RS, abre inscrições para formação de doulas comunitárias

Com duração de um ano, o início das aulas na modalidade presencial está previsto para 10 de setembro

Brasil de Fato | Porto Alegre |
No Rio Grande do Sul, conforme a Associação de Doulas do RS (Adosul), 20 municípios têm leis em vigor que permitem a presença da doula durante o parto e o pós-parto imediato - Foto: Nascer em Foco

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-Furg/Ebserh), em parceria com a Universidade Federal de Rio Grande (Furg) e a Associação de Doulas do Sul (Adosul), está com inscrições abertas para a 1ª Formação de Doulas Comunitárias no município de Rio Grande (RS). A capacitação será realizada na modalidade presencial com ensino teórico-prático e terá duração de um ano. As aulas, que começam no dia 10 de setembro, serão ministradas no segundo final de semana de cada mês.

O curso tem como público-alvo mulheres com perfil de liderança na comunidade de origem e que manifestem as seguintes características: ter noções básicas do que é o trabalho de uma doula; ser (re)conhecida na comunidade onde vive; ter mais que 18 anos de idade e possuir o ensino médio completo.

As interessadas devem se inscrever por meio do formulário disponível neste link

De origem grega, palavra doula significa ''mulher que serve''

A doula é a profissional que acompanha a gestante em todas as fases da gravidez, do pré-natal ao momento do parto, estendendo seus cuidados até o período de puerpério. Oficialmente reconhecida pelo Ministério do Trabalho em 2013, a doula não executa procedimento médico e não substitui qualquer dos profissionais técnicos responsáveis pela assistência ao nascimento. Seu papel é oferecer acolhimento, encorajamento, suporte emocional, físico e informativo para a gestante/parturiente.

Na maternidade, a profissional aplica métodos que aliviam a dor e o desconforto da mulher, como massagens, relaxamentos, técnicas de respiração, banhos e sugestão de posições e movimentos. Além de se preocupar com o conforto do corpo da parturiente, a doula explica os procedimentos médicos e expressa afeto com palavras de carinho, buscando tranquilizá-la. Sua atuação colabora para a existência de um parto mais humanizado. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS) reconhecem e incentivam a presença da doula durante o parto. No Rio Grande do Sul, conforme a Associação de Doulas do RS (Adosul), 20 municípios têm leis em vigor que permitem a presença da doula durante o parto e o pós-parto imediato. 

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira