Rio de Janeiro

EDUCAÇÃO PÚBLICA

UFRJ é a terceira melhor universidade da América Latina, segundo EduRank 2022

Universidade de São Paulo e Universidade Nacional Autônoma do México ficaram em 1º e 2º lugar entre as latino-americanas

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
ufrj educacao
Reitora da instituição afirma que resultado em ranking é prestação de contas à sociedade - SGCOM/UFRJ

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a terceira melhor universidade da América Latina e a segunda melhor do Brasil. O resultado foi apontado pelo ranking de universidades dos países da América Latina no EduRank 2022, ranking independente baseado em métricas de 14.131 universidades de 183 países. 

No estudo, foram classificadas as 100 melhores universidades da América Latina com base em sua reputação, desempenho em pesquisa e impacto de ex-alunos. Ao todo, foram processadas 30,9 milhões de citações recebidas por 2,77 milhões de publicações feitas por 1.756 universidades latino-americanas.

A UFRJ está entre as 300 melhores universidades no ranking geral mundial 2022, na 227ª colocação. A instituição destaca-se no 54º lugar entre 1.105 universidades em Zoologia; 70º lugar de 1.052 universidades em Filosofia; e 76º lugar de 1.531 universidades em Microbiologia. 

Segundo a reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, o resultado positivo marca o protagonismo da instituição na produção intelectual no Brasil e na América Latina.

"Esse resultado consolida a retomada do destaque da UFRJ nos rankings internacionais, que refletem a relevância da nossa Universidade como instituição de importância nacional e internacional, assim como o seu impacto regional", disse Denise, acrescentando que o ranking é "uma resposta à sociedade".

"O resultado positivo vem em um momento decisivo, para que a sociedade receba uma 'prestação de contas' do que tem sido produzido dentro da instituição e para reafirmar o papel da universidade pública como instituição de Estado, tão estratégica para a manutenção e desenvolvimento do país", destacou ela.

A Universidade de São Paulo (USP) ficou classificada em primeiro lugar no Brasil e na América Latina, e a Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) figurou em segundo lugar entre as latino-americanas.

Cursos

Ao analisar as citações recebidas e publicações feitas, o EduRank destaca os cursos de Medicina, na 7ª colocação, tanto no Brasil quanto na América Latina; Biologia, em 4º lugar no Brasil e em 5º na América Latina; Química, em 3º lugar no critério nacional e em 4º entre as latino-americanas.

A UFRJ ficou em 3º lugar em Física no Brasil e 5º lugar na América Latina; e em 5º lugar em Artes e Ciências Sociais no Brasil e 6º lugar entre as latino-americanas. Em Engenharia, a Universidade é a 3ª melhor do país e a 5ª melhor da América Latina, assim como conseguiu a 4ª e a 5ª melhores colocações em Ciência Ambiental no Brasil e na América Latina, respectivamente. 

Em Ciência da Computação, a UFRJ é a 5ª e 7ª melhor universidade; e, em Psicologia, a 4ª e 5ª melhor, quando se analisam as universidades brasileiras e latino-americanas, respectivamente. Em Negócios, é a 3ª melhor, tanto no Brasil quanto entre universidades latino-americanas; e, em Arte e Design, a 5ª melhor do Brasil e 6ª da América Latina.

Edição: Eduardo Miranda