O programa Papo na Laje desta quinta-feira (1º) conversa com dois moradores de Bangu, na zona Oeste, sobre iniciativas que movimentam o cenário cultural e a economia criativa do segundo bairro mais populoso do Rio de Janeiro.
A zona Oeste da cidade registrou o menor número de projetos culturais financiados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, segundo dados da Prefeitura do Rio. Dos 2779 projetos, apenas 110 foram realizados na região que abrange cerca de 40 bairros.
Leia mais: Da periferia do Rio, jovem atleta de jiu-jitsu busca recursos para competir no Emirados Árabes
Diante da escassez de políticas públicas, diversos coletivos culturais promovem atividades em praças e locais públicos. Para Isa Leal, coordenadora do Zona Oeste Ativa (ZOA), a articulação busca destacar a diversidade e valorizar o território.
"Nossa intenção é falar sobre uma região que apesar das pessoas acharem que é adormecida e violenta, na verdade é ativa em diversos sentimos positivos", afirmou Isa que também é cantora e compositora.
Desde 2015, o projeto realiza rodas de conversa sobre temas políticos e do cotidiano, intervenções artísticas como o grafite, música e dança na Praça Guilherme da Silveira, em Bangu.
"Os movimentos de cultura da zona Oeste são muito conscientes politicamente, porque eles surgem de uma necessidade de falar sobre essa escassez de políticas públicas. A zona Oeste surge de um fórum no Facebook de moradores jovens que falavam sobre a falta de mobilidade urbana, de equipamentos culturais que estão concentrados no centro e na zona sul", completa Isa.
Outro convidado é o poeta e produtor cultural Thiago Mathias, do coletivo Cultura em Bangu que há dez anos promove o Festival de Música e Cultura de Rua. No episódio, ele falou que um dos objetivos é romper a barreira geográfica que divide a cidade.
"A gente vai para o centro estudar, se divertir, trabalhar, diariamente. Um dos nossos objetivos é que a galera atravesse o Rio de Janeiro no sentido inverso. Saia do centro, da zona sul, e venha para esse espaço conhecer a potência das nossas ações", disse à apresentadora Dani Câmara.
O programa Papo na Laje é transmitido na TV Comunitária do Rio de Janeiro, canal 6 da NET, e no canal do YouTube do programa, todas as quintas, às 18h. A partir desta temporada também será possível assistir em toda Grande São Paulo no canal aberto digital da TVT, também as quintas, às 20h.
Assista:
Fonte: BdF Rio de Janeiro
Edição: Mariana Pitasse