As tentativas de fraudes cresceram 404% nos quatro primeiros meses de 2022 no Rio de Janeiro. Os dados são da pesquisa da Konduto, empresa antifraude para pagamentos on-line da Boa Vista SCPC, parceira do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro.
O estudo leva em conta a comparação dos primeiros quatro meses de 2022 com o mesmo período do ano passado, quando também houve aumento nas vendas de 240%.
Leia também: Telegram, fraude nas eleições e extrema direita são a fórmula da desinformação em 2022
Segundo o levantamento, o estado responde por cerca de 10% das vendas de e-commerce do país e é responsável por 18% das tentativas de fraudes on-line.
Já São Paulo, que responde por 33% das vendas de e-commerce, registrou 31% das tentativas de fraudes no Brasil, no 1º quadrimestre deste ano. Nesse período, o aumento das tentativas de fraude superou o próprio crescimento das vendas on-line.
Fraude em horário comercial
Ao segmentar seus dados por horário, o levantamento apontou que no Brasil, das 12h às 14h, acontece a maior parte das tentativas de fraudes: 20% do volume total de fraudes ou 18% das vendas do 1º trimestre foram registrados durante esse horário.
Em comparação com o período da madrugada, das 0h às 6h, o número é bem diferente: 10% das fraudes (8% das vendas) acontecem nesse período.
“As fraudes acontecem durante o dia. É uma estratégia para se misturar com as vendas legítimas e tentar burlar as ferramentas de combate à fraude”, explica Tom Canabarro, diretor de serviços antifraude na Boa Vista.
Os dados nacionais da empresa também revelaram que, no 1º trimestre de 2022, domingo foi o dia da semana com menos vendas no varejo on-line, com apenas 12,19% das compras realizadas neste dia. Também foi o dia com a menor incidência de fraudes, com um índice de 9,48%.
Por outro lado, o dia com mais pedidos fraudulentos foi a segunda-feira, que representou 17,48% das tentativas de fraude.
Edição: Mariana Pitasse