Após sabatida de Lula, buscas sobre arroz orgânico do MST dispararam
O cenário político foi extremamente movimentado nesta semana. As sabatinas promovidas pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, deram oportunidades para que os principais candidatos à presidência da República apresentassem seus projetos para o futuro do país. Este é um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.
Na segunda-feira (22), o presidente Jair Bolsonaro (PL) abriu a série de sabatinas. Questionado sobre temas sensíveis de sua gestão como a pandemia de covid-19, a economia e os ataques direcionados aos ministros do Supremo Tribunal Federal, o presidente evitou respostas objetivas, fez contra-ataques aos apresentadores William Bonner e Renata Vasconcelos e ainda, segundo dados de agências de checagem, mentiu cerca de 40 vezes.
::Bolsonaro mente no JN: bancos lucraram mais após Pix e preço do combustível subiu em 2022::
No dia seguinte, Ciro Gomes (PDT) conseguiu apresentar propostas de sua candidatura mas, segundo analistas, não conseguiu manter boa comunicação com os telespectadores, ao optar por expressões mais técnicas e uma entrevista morna, sem grandes sobressaltos.
Na quinta-feira (25), o entrevistado foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Muitos previam um embate vigoroso entre o petista e os apresentadores da Globo que, durante muitos anos, acabaram por manter clima nada amistoso. Mas o que se viu foi uma entrevista que, apesar de temas espinhosos, transcorreu com lucidez e habilidade de comunicação por parte do ex-presidente.
::Caetano Veloso, Emicida, Leandra Leal, Bruno Gagliasso: como artistas reagiram a Lula no JN?::
Lula conseguiu manter bom humor e, segundo analistas, teve ótimo desempenho na sabatina.
Números
A entrevista de Lula, de acordo com levantamentos da agência de pesquisas Quaest, rendeu 15 milhões de interações ao petista. Bolsonaro alcançou 9 milhões e Ciro Gomes chegou a 2 milhões de interações.
::Miriam Leitão, Vera Magalhães, Merval Pereira: conhecidos por atacar Lula elogiam sabatina::
Outro dado importante foram os temas pesquisados após as sabatinas. Enquanto Bolsonaro foi sucedido por pesquisas sobre uma imitação que fez de uma pessoa com falta de ar, por conta da covid, Lula movimentou pesquisas sobre o arroz orgânico produzido pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Em termos de audiência, a sabatina do presidente Bolsonaro foi o recorde de audiência neste ano do Jornal Nacional, com uma média de 32,3 pontos. Já a entrevista com Lula teve média de 31,3 pontos.
Assista ao Tempero da Notícia:
Onde assistir
O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
Edição: José Eduardo Bernardes