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No Rio, MST apresenta produtos da reforma agrária para funcionários da Rede Globo

Iniciativa ocorreu após a repercussão da entrevista do ex-presidente Lula; MST esteve entre os temas da sabatina

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Arroz orgânico Terra Livre, citado por Lula na sabatina, está entre os produtos que compõem a cesta - Foto: Divulgação/ MST-RJ

Uma comitiva do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), liderada pela dirigente Marina dos Santos, a Marina do MST, foi até a sede da Rede Globo, localizada no Jardim Botânico, na zona Sul do Rio de Janeiro, no início da noite desta sexta-feira (26), com o intuito de apresentar uma cesta de produtos da reforma agrária para funcionários da emissora, entre eles, Willian Bonner e Renata Vasconcellos. A iniciativa ocorreu após a repercussão causada pela entrevista do ex-presidente Lula, na última quinta-feira (25), que gerou amplo debate sobre a atuação do MST. 

De acordo com a assessoria do movimento, as cestas carregam o famoso arroz orgânico Terra Livre, citado pelo ex-presidente na sabatina, suco Monte Vêneto, café Guaií tipo exportação, um boné do MST, melado da cooperativa Copavi, açúcar mascavo e uma geleia também da cooperativa Terra Livre. Todos os produtos são comercializados no Armazém do Campo, loja do MST na região central do Rio de Janeiro.


Ação apresentou produtos comercializados pelo movimento na loja do Armazém do Campo, no centro do Rio / Foto: Ian Ribeiro

“O MST é um movimento social de luta pelo direito ao acesso à terra com mais de 38 anos de história. Temos que desmistificar as informações que chegam à sociedade brasileira sobre o MST e acreditamos no papel central que cumpre, para isso, uma imprensa livre e comprometida com o desenvolvimento social”, comenta Marina.

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O movimento organiza mais de 450 mil famílias assentadas, 90 mil acampadas, 160 cooperativas, 140 agroindústrias. A rede de lojas Armazém do Campo está presente em todas as regiões do país e conta com 25 lojas físicas. Além das lojas físicas, ao todo, são 39 unidades de comercialização com entregas programadas e compras online, presentes em 36 cidades interioranas e capitais, levando os frutos da luta pela terra do campo à cidade.

Edição: Jaqueline Deister