O "Almanaque da Comunicação Sindical e Popular no Rio de Janeiro", organizado pelo Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), será lançado na programação do Festival do Livro Vermelho na próxima quarta-feira (31), às 10h. A publicação reúne experiências de comunicação popular produzidas nos sindicatos, nas favelas e nas periferias do estado, da Zona Oeste da capital à Baixada Fluminense, passando por Niterói, São Gonçalo, Sul Fluminense e Costa Verde.
Leia também: NPC lança catálogo digital de filmes de movimentos sindicais e populares do Brasil todo
O lançamento do almanaque acontecerá durante a mesa que debate sobre a comunicação popular no Rio, que terá como debatedores Euro Mascarenhas Filho, jornalista e colaborar do NPC, Carolina Vaz, jornalista do Jornal O Cidadão, e Pedro Barreto Pereira, jornalista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O Festival do Livro Vermelho acontece de quarta (31) até sábado (3) no Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telecomunicações e Operadores de Mesas Telefônicas no Estado do Rio de Janeiro (Sinttel Rio), que fica na rua Morais e Silva, 94, no bairro Maracanã, na capital.
Mais de 40 editoras estarão expondo seus livros no evento, entre elas, Kotter, Boitempo, Alameda, Expressão Popular e Telha. As publicações vão de livros inéditos a reedição de biografias e clássicos da literatura, todos com 30% de desconto.
Além da venda de livros, a programação conta com debates e apresentações culturais. Entre elas, esquestes teatrais da Companhia Ensaio Aberto com homenagens a grandes autores, como Vianinha, João Cabral de Melo Neto, Maiakóviski, entre outros.
A entrada do festival é gratuita e a organização conta com a parceria da Ação da Cidadania que terá um stand para apresentação dos programas sociais desenvolvidos e um posto de coleta de alimentos não perecíveis. A programação completa pode ser acessada nas redes sociais do festival.
Edição: Mariana Pitasse