Cenário confuso

Novas pesquisas Datafolha e AtlasIntel divergem sobre eleição para o governo da Bahia

AtlasIntel traz Jerônimo (PT) pela primeira vez na liderança, enquanto Datafolha mostra ACM Neto disparado na frente

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Pesquisas mostram cenários divergentes da disputa entre ACM Neto e Jerônimo Rodrigues - Reprodução Facebook/Montagem Brasil de Fato

Duas pesquisas sobre as eleições para o governo da Bahia foram divulgadas nesta quarta-fera (24), com resultados muito diferentes entre si. Enquanto a AtlasIntel traz Jerônimo Rodrigues (PT) pela primeira vez na liderança, o Datafolha mostra ACM Neto em condições de vencer no primeiro turno.

Pela manhã, foi divulgado levantamento da AtlasIntel, contratada pelo jornal A Tarde, que trouxe pela primeira vez o candidato Jerônimo Rodrigues (PT) numericamente à frente do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB). Jerônimo atingiu 38% das intenções de voto, enquanto Neto marcou 35,6%. Em terceiro apareceu João Roma (PL), com 14,7%.

Kleber Rosa (PSOL) marcou 1%, Giovani Damico (PCB) recebeu 0,5% e Marcelo Millet não pontuou.

Considerando a margem de erro de 2% para mais ou para menos, os números configuram empate técnico. No entanto, a pesquisa mostra uma queda de ACM Neto em relação ao levantamento anterior, divulgado no dia 5 de agosto. Na ocasião, o candidato do UB tinha 38,8%, uma queda de 3,2 pontos percentuais, acima da margem de erro.

A pesquisa AtlasIntel colheu as opiniões de 1,6 mil pessoas em 332 municípios, de 18 a 23 de agosto, por meio de recrutamento digital aleatório, com índice de 95% de confiança e margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A sondagem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BA-05229/2022.

Datafolha

No início da tarde, foi divulgada a primeira pesquisa Datafolha no estado, contratada pelo Grupo Metrópole, com resultados muito diferentes da pesquisa Atlas Intel. ACM Neto lidera isolado, com 54% das intenções de voto, enquanto Jerônimo tem 16%. João Roma foi citado por 8% dos entrevistados.

Os candidatos Marcelo Millet (PCO) e Giovani Damico (PCB) pontuaram em 1%, enquanto Kleber Rosa (PSOL) não pontuou na pesquisa.

O Datafolha realizou 1008 entrevistas presenciais em 63 municípios. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE com os códigos BA-01548/2022 e BR-05675/2022.

Senado

A AtlasIntel também perguntou os eleitores a respeito das intenções de voto para o Senado.  

Disputando a reeleição, Otto Alencar (PSD) lidera com 33, 9%, seguido de longe por Rayssa Soares (PL), com 16,5% e Cacá Leão (PP), com 10,7%. Tâmara Azevedo (PSOL) atinge 3,8%, enquanto Cícero Araújo (PCO) tem 2,5% e Marcelo Barreto (PMN) tem 1,6%. 

 

Edição: Glauco Faria