Ataque

Sistema da Prefeitura do Rio sofre invasão de hackers e serviços municipais são afetados

Para evitar uma nova invasão cibernética, todos os serviços do portal da prefeitura estão fora do ar nesta terça (16)

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Ainda não há previsão para restabelecimento do sistema - Agência Brasil

Um ataque hacker foi feito na madrugada desta segunda-feira no datacenter da Prefeitura do Rio de Janeiro. O acesso indevido ao sistema afetou alguns serviços municipais, como o Portal Carioca Digital e o Nota Carioca, assim como sistemas corporativos. O painel de Covid-19 também teve a captura de dados afetada. 

Para evitar uma nova invasão cibernética, todos os serviços do portal da prefeitura estão fora do ar.

Leia também: Vice de Cláudio Castro tem pedido de impugnação de candidatura no RJ; entenda

A Empresa Municipal de Informática (IplanRio) informou que já está trabalhando para normalizar a situação, mas ainda não há previsão para restabelecimento do sistema, como comunicou o prefeito Eduardo Paes (PSD) em sua conta no Twitter.

De acordo com a prefeitura, o atendimento aos pacientes da Secretaria municipal de Saúde e do Sistema Nacional de Regulação (Siserg) não foram afetados. No entanto, algumas unidades não puderam computar pedidos de exames e consultas nos sistemas de regulação. Ainda que os dados da Secretaria municipal de Educação estejam fora do ar, as aulas não foram afetadas pelo ataque.

Já nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) não está sendo possível fazer a inscrição no CadÚnico. O Centro de Operações, o 1746 e o aplicativo Táxi.Rio operam normalmente.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse