Recuperação?

Crescimento de produção industrial da China indica manutenção de recuperação econômica

Aumento foi menor que previsão, mas ainda é sinal positivo diante de possível surto de covid e situação internacional

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

China aprovou projetos para aumentar capacidade anual de produção de carvão - STR / AFP

A produção industrial da China, um importante indicador de situação econômica, aumentou 3,8% em julho comparado ao registro do mesmo mês no ano passado. O crescimento é menor do que se esperava, mas ainda suficiente para sustentar a recuperação em meio à ameaça de um novo surto de covid-19 e aos desafios da situação internacional.

Continua após publicidade

Segundo informações do Escritório Nacional de Estatísticas da China, apesar do crescimento da produção industrial ficar abaixo das expectativas de analistas, a avaliação é que esse aumento foi um sinal positivo, principalmente para um setor que esteve entre os mais afetados pelo fechamento de fábricas devido aos últimos surtos de covid-19.

O órgão informou ainda que a China criou 7,83 milhões de novos postos de trabalho no primeiro semestre de 2022 e que, em julho, a taxa de desemprego urbano ficou em 5,4%, já abaixo do limite estabelecido pelo governo para este ano.

Em meio a esse cenário, as autoridades chinesas afirmaram que, apesar dos enormes desafios, a economia do país manteve seu impulso de recuperação. Mesmo assim, fizeram um alerta sobre o aumento do risco de uma "estagflação" mundial e sobre a necessidade de firmar as bases da retomada econômica.

 

Edição: teleSUR