ASSISTA

Eleições e os caminhos possíveis para a agroecologia no Bem Viver

Programa mostra campanha para incluir a produção de alimentos em veneno nas políticas estaduais e federais

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Campanha da ANA pretende incluir a agroecologia no debate político - Articulação Nacional de Agroecologia

Nesta semana, o Bem Viver na TV, programa produzido pelo Brasil de Fato, começa um mergulho no debate das eleições. 

A primeira reportagem especial dedicada ao tema mostra a mobilização da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) para incluir a agroecologia em propostas políticas federais e estaduais - a campanha Agroecologia nas Eleições

“A gente tem esse grande objetivo de tentar influenciar nesse debate eleitoral, colocar a agenda da agroecologia em evidência, conquistar o apoio da sociedade na defesa dessas propostas e conquistar o compromisso das candidaturas com essas propostas que a gente apresenta”, afirma Flávia Londres, integrante da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). 

A campanha está realizando um mapeamento de políticas públicas que já estão em prática no país e que possam inspirar parlamentares. Outra ação realizada é a distribuição de uma carta compromisso entre candidatos e candidatas com recomendações para a construção de respostas à crise ambiental e ao aumento da fome no país.

“A agroecologia não é só uma questão de produção sem agrotóxicos, é uma produção de alimentos que gera trabalho, saúde, e que tem efeitos muito importantes sobre esse debate das mudanças climáticas. A carta toca nesses vários assuntos, e mostra que têm que ser tratados no âmbito estadual e também no legislativo”, pondera Paulo Petersen, integrante da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA).

E tem mais...

Na falta de políticas que garantam o acesso a alimentos saudáveis, acabam sobrando pelo país os chamados desertos alimentares. O Alimento é Saúde trata do assunto e destaca uma iniciativa que está ampliando o acesso a frutas, legumes e verduras frescas na periferia da cidade de São Paulo - o Armazém Organicamente Rango.   

Já o Mosaico Cultural mostra a potência narrativa das quebradas nas histórias em quadrinhos e ilustrações, numa reportagem que visitou a PerifaCon, maior convenção nerd das favelas.

Comida de Verdade

A cozinheira Letícia Massula continua ensinando receitas de reaproveitamento. Dessa vez, os legumes que sobraram na geladeira ou no fim da feira vão virar um delicioso Angu Vegetariano. Confira os detalhes da receita.

Ingredientes

Angu mole
Pouco mais de meio litro de água
Cerca de 2 copos de fubá mimoso

Molho de vegetais com feijão dormido
1 cebola picadinha
3 dentes de alho
Talos de coentro
Talos de couve
Talos de cebolinha
Pimenta de cheiro
Pimenta ardida
Colorau
Cominho
Açafrão da terra
Óleo
Tomate picadinho
Pimentao picadinho
1 xicara de feijão que sobrou
1 pedaço de Abobora com casca em cubos
1 Batata doce em rodelas
1 Banana da terra em rodelas
2 jilós cortados em quartos
Quiabos inteiros
Couve rasgada com a mao
Cheiro verde
Mais pimenta
Limão

Modo de preparo 

Comece pelos vegetais, refogue em um fio de óleo, cebola com talos de couve, coentro e cebolinha.

Junta pimentão e pimenta de cheiro e ardida, urucum/colorau, o açafrão da terra, um cadinho e cominho e sal, mistura e deixa dourar de leve o pimentão pra ele soltar bastante sabor. Junta o alho e deixa suar.

Junta o tomate picadinho e refoga até ele começar a desmanchar.

Junte a abobora, batata docebanana da terra, cobre com água e cozinha na pressão por 3 minutos que o gás tá muito caro também.

Abre a panela, junta o feijão dormido, mistura bem, junta o jiló e os quiabos inteiros, deixa ferver e cozinhar mais um minuto, junta a couve rasgada com as mãos, mistura, experimenta o sal e finaliza com muito cheiro verde, suco de meio limão e mais pimenta.

Enquanto cozinha o molho de vegetais, coloca água com sal pra ferver. Quando ferver vai colocando o fubá em chuva aos poucos com as mãos e mexendo sem parar pra não empelotar.

O ponto aqui é angu mole, de colher, então cuidado pra não exagerar na quantidade de fubá, mas se passar do ponto é só juntar mais água quente.

Depois de chegar no ponto, pare de colocar o fubá e deixa o angu cozinhar no fogo baixo pelo menos 15 minutos pra não fica com gosto cru.

Disponha o angu em uma travessa e sobre ele o molho de vegetais. Pode atacar!

Onde assistir 

Nas redes sociais do Brasil de Fato (Facebook e YouTube); na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC; na TVCom Maceió, no canal 12 da NET; na TV Floripa, também no canal 12 da NET; na TVU (Universitária) Recife no canal 40 UHF digital e na TVE Bahia, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital. 

Quando

Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h. 

Na TVCom: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h. 

Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h. 

Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30. 

Sintonize 

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. 

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer. 

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Felipe Mendes