seca e incêndios

Governo federal reconhece estado de emergência em 14 cidades do Mato Grosso do Sul

Municípios passam a poder solicitar recursos para atender populações mais atingidas

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Mato Grosso do Sul vive uma das maiores estiagens dos últimos anos - Ascom/Corpo de Bombeiros MS

Uma portaria publicada nesta sexta-feira (12) no Diário Oficial da União reconheceu situação de emergência em 14 municípios do Mato Grosso do Sul afetados pela falta de chuvas e por incêndios florestais desde junho.

Continua após publicidade

De acordo com a Portaria 2.554, publicada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, ligada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, a situação de emergência atinge as cidades de Anastácio, Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Corguinho, Corumbá, Coxim, Jardim, Ladário, Miranda, Porto Murtinho, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso e Sonora.

Com a declaração do estado de emergência, as prefeituras passam a ter autorização para solicitar recursos para atender as populações mais atingidas. Segundo o portal G1, R$ 38 milhões serão disponibilizados neste primeiro momento.

As mesmas 14 cidades já estão sob situação de emergência reconhecida pelo governo do Mato Grosso do Sul desde 21 de junho. O decreto do executivo estadual é válido até dezembro.

Na ocasião em que decretou o estado de emergência, o governo sul-mato-grossense afirmou que o estado passa por uma das maiores estiagens dos últimos anos. Algumas regiões tiveram chuvas até metade do esperado para o período, o que causou focos de calor e incêndios de grandes proporções, especialmente na região do Pantanal.

Edição: Felipe Mendes