Rússia e Ucrânia

Líder de Zaporozhye assina decreto para realização de referendo sobre integração à Rússia

Votação para integração de territórios ucranianos à Federação Russa pode acontecer na primeira quinzena de setembro

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Chefe da região de Zaporozhye, Yevgeny Balitsky, realiza uma coletiva de imprensa em Melitopol em 14 de julho de 2022, em meio à ação militar russa em na Ucrânia. - Olga Maltseva / AFP

O chefe da região de Zaporozhye, Yevgeny Balitsky, assinou nesta segunda-feira (8) um decreto para realizar um referendo sobre a reunificação da região com a Rússia.

Continua após publicidade

Balitsky assinou o documento no fórum do movimento social "Estamos juntos com a Rússia", que foi realizado na cidade de Melitopol. O evento contou com a presença de mais de 700 representantes de toda a região.

Parte da região de Zaporozhye, na Ucrânia, incluindo as cidades de Melitopol e Energodar, está sob o controle das forças russas. Elas também controlam a região de Kherson. Nesses territórios foram formadas administrações civis-militares, indicadas por Moscou. Eles anunciaram planos para realizar referendos sobre a adesão à Rússia e criaram comissões eleitorais.

:: Putin e Erdogan chegam a acordo para realizar pagamentos de gás em rublos ::

O apelo dos participantes do fórum de Zaporozhye foi lido por um membro do conselho da administração regional, Vladimir Rogov.

"Com base no princípio da livre escolha, tendo como principal valor a opinião de cada residente de nossa região, declaramos nossa intenção de realizar um referendo sobre a entrada da região de Zaporozhye na Federação Russa como um assunto de pleno direito. Somos um só povo e estaremos juntos", diz o comunicado.

O vice-chefe da Administração Estatal da Região de Kherson, Kirill Stremousov, por sua vez, disse que a votação em ambos os territórios pode ocorrer no mesmo dia e está prevista para a primeira quinzena de setembro.

Após o início da operação militar russa, as autoridades ucranianas cortaram relações diplomáticas com Moscou e introduziram a lei marcial. Eles consideram os territórios controlados pela Rússia como regiões ocupadas e anunciaram planos para recuperá-los. 

Durante a operação especial, os militares russos assumiram o controle da região de Kherson e da parte Azov da região de Zaporozhye, no sul da Ucrânia. Novas administrações indicadas por Moscou foram formadas nas regiões, a circulação do rublo foi implementada e canais de TV e estações de rádio russos passaram a fazer transmissões. 

:: Os EUA querem evitar um fato histórico: a integração eurasiática ::

A possível realização de referendos nos territórios ucranianos controlados pela Rússia foi comentada pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no último domingo (7). Em mensagem de vídeo, ele disse que a realização de referendos nas regiões controladas fecharia qualquer possibilidade de negociações da Ucrânia com Moscou.

Em resposta, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que Zelensky não deve dirigir esta questão a Moscou, mas à população local. De acordo com Peskov, o presidente ucraniano "precisa se voltar para seus cidadãos e perguntar por que há tantos deles que não querem viver em seu país". 

Edição: Arturo Hartmann