O primeiro Mutirão PopRuaJud começa na quarta-feira (3) na Catedral Metropolitana de São Sebastião, localizada na Avenida Chile, 245, no centro do Rio de Janeiro. A iniciativa do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) ocorre até sexta-feira (5) sempre de 9h às 15h e oferece para a população em situação de rua vários serviços de atenção básica e de documentação, além de atendimento jurídico.
Leia mais: Desnutrição aumenta no Brasil; índice é maior entre meninos negros
A ideia é que o cidadão possa requerer administrativamente, durante o mutirão, benefícios previdenciários e parcelas como o Auxílio Brasil, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o seguro desemprego. Caso o pedido administrativo seja negado, o solicitante será encaminhado à Defensoria Pública da União, que também estará presente, para propor ação em favor do atendido, no mesmo dia, na Justiça Federal.
Também estarão presentes a Justiça Estadual, para resolver questões relativas a registro e de família, a Justiça do Trabalho, para fazer a petição inicial de processo de ações trabalhistas pedindo verbas rescisórias devidas ao atendido, e a Justiça Eleitoral, para prestar orientações.
No mutirão serão oferecidos, por instituições parceiras do TRF2, serviços como corte de cabelo, banho, assistência à saúde e odontológica e alimentação às pessoas em situação de rua. Também haverá a emissão de documentos, como, por exemplo, certidão de nascimento, identidade, CPF e certificado reservista.
Edição: Jaqueline Deister