O Hospital Municipal Rocha Faria, em Campo Grande, na zona Oeste do Rio de Janeiro, ganhou um novo posto de identificação civil para recém-nascidos. As atividades do local organizado pelo Detran-RJ foram inauguradas nesta sexta-feira (29), Dia da Identificação, que marca a data de emissão da primeira identidade no Brasil, em 1907.
O primeiro bebê registrado no novo posto, que vai receber a carteira de identidade nos próximos dias, foi Crystiam Andrade. O menino nasceu prematuro, com 2,2kg e 45cm, no último dia 18, estava internado no hospital e recebeu alta esta semana. Crystiam é filho de Fabiana Santana, cozinheira, moradora de Cosmos, que estava muito feliz com a alta do filho.
Leia também: Em cinco anos, Rio de Janeiro registrou mais de 59 mil crianças sem o nome do pai
De acordo com o Detran-RJ, a previsão é que outras maternidades comecem a oferecer o serviço nos próximos meses. Os pais que, por algum motivo, não tiverem a identidade também serão atendidos, seja com primeira ou segunda via do RG.
Segundo informações do hospital, em média, são realizados cerca de 450 partos por mês no Rocha Faria. A maternidade é referência para a gravidez de alto risco na região e é a segunda maior em quantidade de nascimentos na cidade: são 62 leitos na maternidade e 30 na neonatal.
O Hospital Rocha Faria foi inaugurado em 1940 pelo então presidente Getúlio Vargas. O nome foi escolhido em homenagem ao médico Benjamin Antônio da Rocha Faria Júnior (1853-1936), membro da Academia Nacional de Medicina. Atualmente, a maior parte dos pacientes é da zona Oeste da capital.
Edição: Mariana Pitasse