O Presidente do Chile, Gabriel Boric, anunciou na quarta-feira (27) o fim do sistema de cofinanciamento do Fundo Nacional de Saúde (Fonasa, na sigla em espanhol) para mais de 5 milhões de beneficiários, alcançando assim uma cobertura de mais de 15 milhões de pessoas em todo o país.
De acordo com o mandatário chileno, trata-se de "um compromisso que definimos em nosso programa, que ratificamos na Conta Pública em 1º de junho, e que é um avanço histórico em matéria de saúde".
O mandatário comemorou que o anúncio foi um sonho de muitas gerações de chilenos e com ele "estamos avançando na realização de um sistema de saúde público, sem custos para todos os usuários do Fonasa".
¡Concretamos la gratuidad total en la Red Pública de Salud! En septiembre saldamos la deuda histórica en la clase media con el #CopagoCero. Entérate más acá 👇 pic.twitter.com/iXmiwTPprl
— Gobierno de Chile (@GobiernodeChile) July 28, 2022
Boric declarou, nesse sentido: "Os direitos não precisam ser um negócio e é por isso que vamos desempenhar nosso papel e vamos fazer o melhor para garantir que a saúde, as pensões, a moradia e a educação sejam acessíveis a todos os cidadãos de nosso país".
Enquanto isso, a Ministra da Saúde, María Begoña Yarza, elogiou a medida: "Ela resolve os problemas enfrentados por muitos profissionais e técnicos, jovens da classe média, sobre os quais estamos agindo diretamente para que eles possam economizar e ter acesso mais garantido à rede pública. Desta forma, queremos estabelecer esta nova forma de ver a saúde pública de forma universal e que é gratuita na rede pública, com nosso compromisso com a eficiência e a qualidade".
Muchas y muchos soñamos con avanzar en lo que hoy convertimos en realidad: #CopagoCero, un sistema de salud público gratuito para todas y todos los usuarios de @Fonasa. Seguimos! pic.twitter.com/ADR3tdMzbW
— Gabriel Boric Font (@gabrielboric) July 27, 2022
De acordo com os dados do governo chileno, este anúncio se traduz em um benefício automático para pouco mais de cinco milhões de pessoas.
Traduzido por: Flávia Chacon