O serviço de Proteção e Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro (Procon-RJ) começou nesta segunda-feira (18) um mutirão que visa negociar dívidas entre clientes e empresas, entre elas bancos, telefônicas e concessionárias de serviços públicos.
A ação é presencial, na sede do Procon-RJ, na Avenida Rio Branco, 25, no Centro do Rio de Janeiro e vai até o dia 5 de agosto.
Na primeira semana, entre 18 e 22 de julho, serão atendidos os endividados com bancos. As seguintes instituições financeiras já confirmaram presença: Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Santander, Itaú e BMG.
Na segunda semana, entre 25 e 29 de julho, o foco serão os clientes de concessionárias de serviços: Naturgy, Light, Cedae, Zona Oeste, Enel, Grupo Águas do Brasil (Juturnaíba e Niterói), Águas do Rio e Iguá Saneamento SA.
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Por fim, na terceira semana, entre 1° e 5 de agosto, o atendimento será voltado aos que devem a empresas de telefonia: Oi, Claro, Tim e Vivo.
Para participar da ação, as empresas registraram em documento as condições que serão oferecidas aos consumidores e se comprometeram a fechar acordos mais vantajosos do que as propostas de negociação feitas por agências ou escritórios de cobrança.
A Tim, por exemplo, informou que fará propostas de negociação para qualquer débito de seus clientes. A Oi atenderá casos de telefonia fixa, banda larga e TV.
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De acordo com o órgão estadual, na última iniciativa realizada nos mesmos moldes, inadimplentes conseguiram descontos de até 99% de valores em débito.
Edição: Jaqueline Deister