Ouça e assista

Falta de acesso à internet aprofundou desigualdade educacional em 2021, aponta pesquisa

Dados da TIC Educação mostram que escolas rurais tiveram mais dificuldades em manter ensino remoto durante pandemia

Ouça o áudio:

Acompanhe o programa de segunda a sexta-feira às 19h45 por TVs e rádios comunitárias e educativas de todo o país - Prefeitura de Itapevi
Nós estamos em um momento oportuno no Brasil para repensar a educação

Nesta terça-feira (12), os dados da pesquisa TIC Educação, divulgados pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, mostram que o principal desafio enfrentado pelos professores, em 2021,  foi a falta de dispositivos ou de acesso à internet na casa dos alunos. Segundo pesquisa, 84% dos estudantes que moram em contexto urbano no Brasil tinham esta limitação. Na área rural, o número sobe para 92%. 

A pesquisa também aferiu  outros obstáculos. Estão entre eles as dificuldades enfrentadas pelos pais e pela família para apoiar  os alunos nas atividades em casa e a falta de habilidade dos próprios professores com o uso de tecnologias. 

Para comentar este e outros dados levantados pela pesquisa, Daniela Costa, coordenadora da pesquisa, participa do Entrevista Central. da edição desta quinta-feira(14) do programa Central do Brasil.

 "O uso de tecnologias durante a pandemia deixou um legado de que o acesso à internet e dispositivos é um direito. É uma via de acesso a outros direitos fundamentais, como educação e participação social", avalia.

O levantamento também destacou a dificuldade que as escolas rurais tiveram em oferecer o ensino remoto durante a pandemia, problema que foi relatado por 92% dos professores que trabalham neste contexto.

"A questão das diferenças de conectividade entre as áreas urbanas e rurais tem que ser considerada, porque a partir do contexto singular de cada área é que será possível sanar os problemas".

E mais

No quadro Trilhos do Brasil, você acompanha a mobilização de artistas pernambucanos que cobram maior participação na programação do Festival de Inverno de Garanhuns.

Diante da escalada da violência política no Brasil, entidades e organizações populares preparam uma série de atos em todo o país para denunciar essa violência. Você confere no programa de hoje as principais pautas e cidades que já confirmaram as mobilizações.

A Black Brazil Art anuncia chamada para a segunda edição da Residência Artística Virtual Compartilhada (RAVC). A Parada Cultural traz todas as informações para participar do evento.

Sintonize

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.
A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.
Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora
Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

Edição: Afonso Bezerra