O inverno começa nesta terça-feira (21) e no Rio de Janeiro sem previsão de chuva. De acordo com o Sistema Alerta Rio, do Centro de Operações Rio (COR), o tempo seco, característica da estação, vai prevalecer pelos próximos meses.
O volume das chuvas previstas para o inverno não está fora do habitual e haverá semanas com frentes frias. Massas de ar frio, vindas do sul do continente, provocarão queda acentuada da temperatura em algumas regiões do país, incluindo o estado do Rio.
Leia também: Bem Viver: chegada do inverno pede mais cuidados para evitar doenças respiratórias
Em julho, o litoral norte do Rio de Janeiro deve ter um pouco mais de chuva do que a média. Já em setembro deve ser mais seco e mais quente do que o normal para o período, com uma onda de calor na segunda quinzena do mês.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta sobre os riscos de queimadas e incêndios florestais por causa dos baixos índices de umidade relativa do ar. Assim como mais casos de doenças respiratórias, o que aumenta a importância de manter a hidratação do corpo em dia bebendo água.
Outra observação é que o fenômeno La Niña continua atuando durante todo o inverno de 2022, com fraca a moderada intensidade. Segundo o Climatempo, ele impacta não só na redução do volume e da frequência de chuva na região Sul mas também no aumento da chuva no extremo Norte do país, afetando o nível dos rios da Bacia Amazônica e intensificando a frequência de passagens de frentes frias pelo Centro Sul.
Edição: Mariana Pitasse