Ouça e Assista

Tempero da Notícia: o descaso de Bolsonaro com a morte de Bruno Pereira e Dom Phillips

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos

Nesta semana, um dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna, é a maneira como o governo federal tratou os assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips - os dois viajavam em uma embarcação, em direção a Atalaia do Norte, na Amazônia.

Durante todo o período de buscas realizada por polícias federais e comunidades indígenas do Vale do Javari, o presidente Jair Bolsonaro (PL) questionou a viagem empreendida pelo indigenista e o jornalista inglês. Afirmou que a ida até Atalaia do Norte seria uma "aventura" e que Phillips era "mal visto" na região. Chegou ainda a dizer que "dezenas de milhares de pessoas desaparecem todo ano". 

LEIA MAIS: Bruno e Dom foram executados por organização, diz entidade indígena, contestando a PF::

Assista ao Tempero da Notícia:

Pressão internacional

Nos Estados Unidos, parlamentares declararam que organizações independentes devem conduzir as investigações para saber o que, de fato, ocasionou a morte de Pereira e Phillips. Lideranças do parlamento europeu também fizeram críticas ao governo brasileiro, assim como a ONU (Organização das Nações Unidas). A entidade ainda pediu que os órgãos responsáveis pela proteção das populações tradicionais do país endureçam o combate contra a invasão de terras indígenas.

::"Não desistiremos": personalidades cobram justiça para Bruno Pereira e Dom Phillips::

Eleições

Na campanha de Jair Bolsonaro à reeleição, justamente a sua família se tornou um grande empecilho. Um racha entre os filhos Flávio Bolsonaro (senador pelo PL-SP) e Carlos Bolsonaro, (vereador pelo Republicanos-RJ) tem causado problemas ao presidente. Enquanto o senador, que comanda a pré-campanha busca uma gestão mais profissional, com o uso de marqueteiros e a estrutura do partido, o vereador pelo Rio de Janeiro quer manter a tática utilizada por ele, em 2018, de utilizar as redes sociais para difundir as ideias do pai.

Já a primeira dama, Michelle Bolsonaro, se recusou a gravar a campanha do PL à presidência da República. A ideia dos mandatários do partido era utilizar a imagem de Michelle para aproximar Bolsonaro do público feminino, parcela da população onde o presidente registra as maiores taxas de rejeição.

Há indefinição ainda sobre quem seria seu vice. Partidos do centrão fazem pressão para que Bolsonaro rejeite o ex-ministro Braga Netto, um militar, pelo nome de Tereza Cristina, ligada a setores do agronegócio. 

::Tereza Cristina como vice de Bolsonaro consolidaria vitória do Centrão, diz cientista política::

Do outro lado, o ex-presidente Lula, recuperado da covid-19, voltou às ruas. Nesta semana, Lula foi a Minas Gerais para encontro público com Alexandre Kalil (PSD-MG), candidato ao governo mineiro. Durante o ato, três pessoas dirigiram um drone sobre militantes que acompanhavam o evento e despejaram uma substância que ainda não foi identificada. 

Uma gravação indica que os acusados utilizaram uma espécie de veneno para atingir as pessoas. Eles foram presos em flagrante e posteriormente liberados, após a assinatura de um Termo Circunstanciado. 

Cafezinho

No Cafezinho da semana, uma homenagem ao ex-jogador e comentarista de futebol, Walter Casagrande. Em entrevista a um programa da emissora onde trabalha, a Rede Globo, Casagrande fez duras criticas ao governo de Jair Bolsonaro. O presidente se mostrou incomodado e seu filho, Flávio Bolsonaro fez trocadilho infeliz, relacionando Casagrande à dependência química, da qual reiteradamente faz questão de abordar em suas falas públicas. 

LEIA MAIS: Seis histórias sobre futebol e política na ditadura::

Casagrande coleciona momentos marcantes no futebol. No entanto, o mais significativo deles foi a criação do movimento Democracia Corinthiana, em 1982. Ao lado de Sócrates, o atacante levou o clube paulista para a luta contra a Ditadura e participou ativamente da campanha das "Diretas Já!".

Onde assistir

O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: José Eduardo Bernardes