Os EUA aprovaram nesta sexta-feira (17) o uso emergencial das vacinas contra a covid-19 Moderna e Pfizer em crianças de 6 meses a 5 anos de idade.
A Food and Drugs Administration (FDA), agência reguladora ligada ao departamento de saúde do governo norte-americano, considerou que a segurança, efetividade e produção desses imunizantes estão de acordo com os padrões necessários para essa faixa etária, e que os benefícios superam riscos.
:: "Vacinar crianças contra a covid-19 ajuda a prevenir hepatite grave", diz pediatra ::
Na quinta-feira (17), o painel consultivo do FDA havia recomendado a aprovação do uso da Pfizer e da Moderna em crianças de 6 meses ou mais.
A nota publicada pela FDA afirma que “como vimos com grupos etários mais velhos, esperamos que as vacinas para crianças mais novas forneçam proteção contra os resultados mais graves do covid-19, como hospitalização e morte”.
Para que a aplicação das vacinas seja iniciada, ainda é necessário parecer do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), que deve sair nesse sábado (17). O governo americano planeja iniciar a vacinação na terça-feira (21)
Na espera
No Brasil, Pfizer e Coronavac aguardam decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Avisa) sobre a vacinação de crianças pequenas. A agência, que aguarda o parecer de sociedades científicas do país, não divulgou um prazo para a decisão.
Edição: Rodrigo Durão Coelho