Ouça e assista

Movimentos de luta por moradia pedem prorrogação do prazo do STF que proíbe despejos em 2022

Central do Brasil também traz denúncias de moradores de PE sobre a emissão de gases poluentes da Refinaria Abreu e Lima

Ouça o áudio:

Acompanhe o programa de segunda a sexta-feira às 19h45 por TVs e rádios comunitárias e educativas de todo o país - Giorgia Prates
Morar na rua e viver em uma moradia precária é correr risco de morte.

No próximo dia 30 de junho, acaba o prazo que suspende despejos no Brasil, medida determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por conta da pandemia. Diante deste cenário, mais de 132 mil famílias estarão sob ameaça de remoções a partir do próximo mês em todo o país, de acordo com a Campanha Despejo Zero.

Para falar sobre o tema, o Entrevista Central desta quinta-feira (16) recebe Benedito Barbosa, advogado e integrante da articulação nacional da Campanha Despejo Zero.

"Estamos clamando para os ministros do STF mais uma prorrogação. Para além de prorrogar, precisamos lutar por políticas públicas efetivas de moradia para os brasileiros", afirma

Acontece no dia 21 de junho, às 13h, a Marcha Contra os Despejos em São Paulo. Manifestantes se reunirão em frente ao Parque Trianon, na avenida Paulista, e seguirão até o Tribunal de Justiça, no centro de São Paulo. A reivindicação é para que o STF prorrogue o prazo que suspende despejos na pandemia.

E mais!

Ainda na edição, você acompanha no Trilhos do Brasil relatos de moradores pernambucanos que denunciam a emissão de gases poluentes pela Refinaria Abreu e Lima.

Na Parada Cultural, a indicação é o documentário "Amigo Secreto", de Maria Augusta Ramos. Ele estreia hoje (16) nos cinemas e mostra os bastidores da Vaza Jato, série de reportagens que revelaram como a Operação Lava Jato fragilizou o sistema de justiça no Brasil, colocando em risco a democracia do país.  

Sintonize!

Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.
A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.
Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora
Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

Edição: Raquel Setz