vitória

Trabalhadores conseguem reajuste e suspendem greve nos ônibus de São Paulo

Negociação garantiu reajuste de 12,47% retroativo a maio; demais pontos serão discutidos em cinco dias

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Trabalhadores não terão o dia de paralisação descontado - Sindmotoristas

A greve dos motoristas e cobradores de ônibus de São Paulo está encerrada. Segundo a SPTrans, o retorno das atividades começou às 15h20 desta terça-feira (14), após negociação entre empresas, poder público e trabalhadores. O acordo garantiu reajuste salarial de 12,47%, aplicado retroativamente a partir do dia 1º de maio, data-base da categoria, válido também para o vale-refeição.

Além disso, tanto o poder público como as empresas assumem o compromisso de negociar as demais cláusulas da Convenção Coletiva em até cinco dias úteis. 

“Caso não haja entendimento, os trabalhadores retomarão as atividades grevistas”, afirma Valmir Santana da Paz, o Sorriso, presidente em exercício do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (Sindmotoristas) ao Brasil de Fato

Os trabalhadores cobram ainda o pagamento de uma Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de R$ 2.500 linearmente para todos, o retorno da pausa de 30 minutos remunerados para almoço, um novo plano de cargos e salários para os funcionários do setor de manutenção, além da renovação de outros pontos da Convenção Coletiva. 

Ficou garantido também o não desconto do ponto relativo ao dia de greve de hoje. Também participaram da negociação José Valdevan de Jesus, o Noventa, presidente licenciado a entidade, e o vereador Milton Leite, presidente da Câmara Municipal de São Paulo, representando o poder público. 

De acordo com Noventa, a ata da reunião será encaminhada para a Justiça do Trabalho, onde o julgamento do dissídio da greve está agendado para esta quarta-feira (15), às 15h. 

Edição: Rodrigo Durão Coelho