ELEIÇÕES

Lula tem 41% das intenções de voto, contra 32% de Bolsonaro, diz nova pesquisa Exame/Ideia

Levantamento mostra estabilidade na corrida eleitoral pelo Palácio do Planalto; em 15 dias, quadro não se alterou

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Ex-presidente tem larga vantagem em relação a Bolsonaro; na foto, Lula em evento em Juiz de Fora (MG) - Ricardo Stuckert

Uma nova pesquisa Ideia, encomendada pela revista Exame, mostra um quadro de estabilidade na disputa presidencial, com Lula (PT) mantendo a liderança, com 41% das intenções de voto, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 32%.

O petista teve oscilação negativa de 1 ponto percentual, mesma variação que teve o atual chefe do Executivo desde a última pesquisa Exame/Ideia, realizada há 15 dias.

Leia também: Lula e Kalil fecham aliança em MG; PT deve indicar candidato a vice ao governo

Considerando apenas os votos válidos, excluindo brancos e nulos, Lula chega a 46%, patamar próximo de uma vitória no primeiro turno. Jair Bolsonaro (PL) teria 35,9% dos válidos.

O levantamento divulgado nesta sexta-feira (20) mostra ainda que Ciro Gomes (PDT), com 9% das intenções de voto totais, e João Doria, com 2%, também oscilaram um ponto para menos em relação à pesquisa anterior.

Em seguida, quatro candidatos registram 1% cada: Simone Tebet (MDB), Sofia Manzano (PCB), André Janones (Avante) e Felipe D'Ávila (Novo). Os demais não chegam a 1% dos votos. Brancos e nulos são 6% e indecisos 8%.

:: Moraes responde Bolsonaro: "TSE tem coragem de enfrentar quem não acredita na democracia" ::

Veja o resultado:

Lula vence segundo turno

O levantamento mostra ainda que Lula segue vencendo Bolsonaro na simulação de segundo turno por 46% a 39%. A distância entre os dois é de 7 pontos percentuais, a menor em um ano - na pesquisa de abril, a diferença diferença era de 9 pontos. Brancos e nulos somaram 15%.

A pesquisa Exame/Ideia ouviu 1,5 mil pessoas por telefone entre os dias 14 e 19 de maio. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-01734/2022.

Edição: Rebeca Cavalcante