OUÇA E ASSISTA

“Pureza”: filme traz a luta de uma mãe pela libertação do filho escravizado em garimpo

Entrevista Central recebe o ator Guto Galvão, que interpreta um dos rapazes capturados pelo trabalho escravo no Pará

Ouça o áudio:

Atriz Dira Paes e Dona Pureza posam para foto - Pureza/Divulgação
O processo de escravidão é tão cruel que os trabalhadores perdem a dignidade e até o próprio nome

Protagonizado por Dira Paes e com estreia nacional marcada para esta quinta-feira(19), “Pureza” é um filme que conta uma história real, que ainda atinge milhares de pessoas no Brasil e no mundo. O roteiro traz a luta e a perseverança de Pureza Leal Loiola, que sai de Bacabau, no Maranhão, no início dos anos 1990, em busca do filho escravizado em um garimpo no interior do Pará. E para contar mais detalhes sobre essa história, o programa Central do Brasil desta quinta-feira(19) recebe o ator Guto Galvão na Entrevista Central.

“A Dona pureza tem uma história muito bonita e que o Brasil ainda desconhece. Na década de 90 o filho dela sai de casa em busca de uma vida melhor e desaparece. Ela, como uma senhora simples e do interior, recebe um chamado para ir procurar pelo filho pelos interiores da Amazônia. No meio do caminho, ela descobre a grande rede de trabalho escravo que ainda existe na região”., explica o ator. 

Ele também comenta sobre o seu personagem, conhecido como ‘Maranhão’. “O nome do Maranhão é na verdade Odilon Soares, mas o processo de escravidão é tão cruel que os trabalhadores perdem a dignidade. Esses trabalhadores são atraídos com falsas promessas e, dentro desse processo de desumanização, eles não são mais tratados pelo nome “. 


E mais!

Além do filme “Pureza”, você acompanha uma reportagem sobre o Armazém da Caatinga, um espaço criado na cidade de Juazeiro, na Bahia, que incentiva a produção da agricultura familiar e economia solidária na região.

No Embarque Imediato tem a mobilização dos trabalhadores eletricitários contra a privatização da Eletrobrás. Já a Parada Cultural traz os 20 anos da ONG Vaga Lume, que terá um dia inteiro de programação cultural online e gratuita, com a participação de Gaby Amarantos e Felipe Cordeiro. 

O Central do Brasil é exibido de segunda a sexta-feira, às 19h45, pela TVT-SP, emissoras públicas e comunitárias de todo país e pelo Brasil de Fato nas redes sociais.

 

Sintonize!


Para acompanhar o Central do Brasil, basta sintonizar a TVT em uma antena digital, interna ou externa. Na grande São Paulo, o canal é o 44.1 (sinal digital HD aberto); na NET o canal é o 512 (NET HD-ABC); no UHF, a sintonia é 46; 13 na NET-Mogi; e Canal 12 na Vivo São Caetano do Sul.

A sintonia da Rádio Brasil Atual é 98,9 FM na Grande São Paulo. Também é possível acompanhar a programação radiofônica pelo site do Brasil de Fato.

Quem está fora de São Paulo, pode sintonizar a TVT com a parabólica, via satélite. É necessário direcionar a antena para StarOne C3 Freq: 3973 Mhz Pol: Vertical, DVB-s2; SR: 5000 FEC ¾. Confira mais informações neste link.

Dados da menor estação receptora

Antena: Embrasat modelo RTM 2200Std
Focal-Point
Diâmetro 2,2m
Ganho de recepção no centro do Feixe (Dbi) 37,5
G/T da estação (dB/K) 18,4

Edição: Matheus Alves de Almeida