A cidade do Rio de Janeiro entrou em estágio de mobilização na tarde desta segunda-feira (16) devido à chuva. Vários bairros da capital e cidades da região metropolitana, como Niterói, registraram chuva de granizo.
A intensidade inesperada da chuva causou espanto nos moradores de diversas regiões, que se manifestaram nas redes sociais alertando para a situação atípica do clima.
Estamos em MAIO e está chovendo GRANIZO no Rio de Janeiro. Esse é o tweet.
— Giub (@giuliabraganca) May 16, 2022
Outros, como a vereadora do Rio, Monica Benício (Psol), destacaram a chuva como um exemplo dos efeitos das mudanças climáticas praticadas pelo homem nos últimos anos.
Chovendo granizo em algumas regiões do Rio. Não adianta achar que as mudanças climáticas são sazonais. O tempo não tá esquisito, ele tá sendo modificado devido ao agravamento do aquecimento global!
— Monica Benicio (@monica_benicio) May 16, 2022
O estádio do Vasco, São Januário, localizado em São Cristóvão, na região central, ficou completamente coberto de pedras de gelo, como mostra a fotografia abaixo. Houve registros de chuva forte também em outros bairros do centro, na zona Oeste e na zona Norte, com formação de bolsões de água.
O estágio de mobilização é o segundo nível em uma escala de um a cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade, segundo o Centro de Operações do Rio (COR). “Há a possibilidade de nova mudança de estágio devido à chuva e/ou outros fatores”, informou o COR em nota.
Moradores do Grajaú, na Zona Norte da cidade, registram chuva de granizo na tarde desta segunda-feira (16).
— Jornal O Dia (@jornalodia) May 16, 2022
Crédito: Arquivo Pessoal#ODia pic.twitter.com/hA2fymh4jf
O MetrôRio informou que devido a um problema de energia causado pela chuva, a linha 4 teve o tráfego interrompido nos dois sentidos, por volta das 16h.
A passagem de uma frente fria deve deixar a região metropolitana com chuva ao menos até o fim da terça-feira (17). De acordo com a previsão do tempo do Clima Tempo, a partir desta segunda-feira (16), uma grande parte do país deve enfrentar uma semana de frio atípico para o mês de maio. Serão diretamente impactados todos os estados do Centro-Sul e o ápice será entre os dias 16 e 22.
Edição: Mariana Pitasse