Em um de seus primeiros compromissos após o anúncio da chapa Lula/Alckmin, o ex-presidente se encontrou com reitores de universidades federais em Minas Gerais, onde defendeu a abertura dos centros universitários à sociedade. A passagem pelo estado mineiro se encerrou em Juiz de Fora, quando fez fortes críticas ao presidente Jair Bolsonaro e afirmou que no "dia 2 de outubro, o povo brasileiro vai dar um golpe no autoritarismo dele e restabelecer a democracia neste país".
::‘O povo brasileiro vai restabelecer a democracia’, diz Lula em Minas Gerais::
A escolha por Minas Gerais se dá por sua importância como colégio eleitoral. O estado tem o segundo maior colégio eleitoral do país e é um ótimo termômetro para a corrida eleitoral. O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD-MG), que é pré-candidato ao governo de Minas, inclusive já declarou querer o apoio formal de Lula à sua candidatura e garantiu que estará no palanque do ex-presidente.
Este é um dos destaques desta semana no Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.
Assista ao Tempero da Notícia:
Pesquisas
Na nova pesquisa Quaest/Genial, divulgada no última quarta-feira (11), o ex-presidente Lula se garante na liderança, com 46% das intenções de voto. Estes números dariam a Lula a vitória ainda no primeiro turno, já que ele tem mais do que a soma de todos os seus adversários. Após Lula, aparece o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 29%, Ciro Gomes (PDT) com 7% e na sequência João Doria (PSDB) e André Janones (Avante), com 3%.
::Ipespe/XP: Lula fica estável na liderança, e Bolsonaro oscila dentro da margem de erro::
No cenário sem o candidato pedetista, Ciro Gomes, o ex-presidente Lula vai a 50% e abre ainda mais vantagem para o segundo colocado. Gomes, no entanto, tem dado declarações de que seguirá até o fim na corrida presidencial, apesar da distância para os dois principais candidatos.
Economia
Para tentar emplacar mais uma cortina de fumaça na desastrosa condução do país, e também para escamotear o fraco desempenho eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro resolveu trocar o ministro de Minas e Energia. Adolfo Sachsida será o novo nome e chega ao posto com a ideia de privatizar a Petrobras. A ideia, no entanto, é apenas colocar a culpa da alta dos combustíveis e, por consequência, da inflação, em uma possível má gestão da empresa.
::Bolsonaro quer privatizar a administração dos portos brasileiros::
Panela de Pressão
Na Panela de Pressão desta semana, está a Polícia Militar, especialmente a do Rio de Janeiro. Na capital carioca, a PM usou um "Caveirão" para destruir um memorial às vítimas da chacina no Jacarezinho, quando 28 pessoas foram assassinadas por policiais, em uma operação ilegal para "supostamente" cumprir mandados de busca e apreensão.
Apesar de em todas as democracias ser comum o uso de uma força policial pelo estado, essa força não deve ser utilizada para intimidar, mas sim para trazer sensação de proteção aos cidadãos. O tema é delicado, já que não é possível generalizar as barbaridades das corporações. Os policiais são, também, trabalhadores e devem ser respeitados como tal.
Cafezinho
No Cafezinho desta semana, uma homenagem a Antonio Candido, cuja morte completa cinco anos nesta semana. Professor de literatura, crítico de arte e ativista social, Candido viveu quase cem anos, sempre como um homem progressista. Chegou a militar no antigo Partido Socialista antes de 1964, ao lado de figuras como Florestan Fernandes. Logo após a redemocratização do país, sempre esteve próximo ao Partido dos Trabalhadores e ao ex-presidente Lula.
::Morre o crítico e sociólogo Antonio Candido; leia uma de suas últimas entrevistas::
Onde assistir
O "Tempero da Notícia" vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.
As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.
Edição: José Eduardo Bernardes