Rio de Janeiro

Sem data

RJ: Instalação de câmeras em uniformes de agentes policias atrasa e não tem prazo de início

Segundo o governo estadual, o atraso se dá porque a empresa contratada não conseguiu cumprir o prazo de entrega

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O início da implantação do uso das câmeras estava previsto para a próxima segunda-feira (16) - Divulgação

Nesta sexta-feira (13), o governo do Estado do Rio de Janeiro informou que vai haver um atraso na implantação de câmeras nos uniformes dos agentes da Polícia Militar. De acordo com o governo estadual, o atraso se dá porque a empresa responsável não conseguiu cumprir o prazo de entrega por “problemas operacionais”.

Leia também: Sete meses após aprovação de lei, governo do Rio não instala câmeras em uniformes de policiais

O início da implantação do uso das câmeras estava previsto para a próxima segunda-feira (16). Com o atraso, o governo não deu um novo prazo para a instalação dos equipamentos, mas informou que a empresa responsável pelo fornecimento pediu mais 20 dias para fazer a entrega.

Segundo nota do governo do estado, a companhia deve ser multada pela demora. A expectativa era de que as unidades operacionais da Polícia Militar estivessem usando as 8 mil câmeras até o final do primeiro semestre deste ano.

A instalação faz parte do "Programa Estadual de Transparência em Ações de Segurança Pública e Defesa Civil", e busca fiscalizar a atuação dos agentes.

A lei para que o uniforme policial no RJ tenha câmera foi sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL) em junho do ano passado, mas segundo informações do portal G1 já existe uma lei, promulgada há 12 anos, que obrigava o uso de câmeras em carros da polícia. Na prática, a regra não era cumprida.

Edição: Mariana Pitasse