A partir desta quarta-feira (11), pessoas com 60 anos ou mais podem se imunizar com a segunda dose de reforço da vacina contra a covid na capital do Rio de Janeiro. O público alvo deve respeitar o intervalo mínimo de quatro meses após o primeiro reforço. O calendário para essa faixa etária segue o dia 21 de maio.
Leia mais: Um ano após o colapso: como estão as famílias arrasadas no pior momento da pandemia no Brasil
Segundo o painel covid da prefeitura do Rio, menos da metade dos idosos com 80 anos está em dia com a quarta dose. A baixa procura é um risco para o grupo mais vulnerável à doença, visto que as doses de reforço se mostram fundamentais na manutenção da imunidade contra a covid.
Todas as pessoas com cinco anos ou mais podem receber a primeira dose. Além disso, continua a aplicação da dose de reforço para aqueles com 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose há pelo menos quatro meses.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que em caso de quadro gripal, a vacinação deve ser adiada até o fim dos sintomas. Já para os casos confirmados de covid, o recomendado é aguardar 30 dias desde o teste positivo ou do início dos sintomas.
A vacina contra covid está disponível nas 236 unidades de Atenção Primária e nos postos de vacinação espalhados pela cidade. Com a chegada do outono, é importante ainda se prevenir contra a gripe. As vacinas contra a influenza e a covid podem ser tomadas no mesmo dia.
Para mais informações sobre os locais e horário de funcionamento, acesse o site prefeitura.rio/ondeseratendido.
Edição: Clívia Mesquita