CINEMA

Cineclube do Armazém do Campo Rio exibe filme sobre reforma agrária nesta quinta

Documentário de Tetê Moraes acompanha a vida da militante Rose; sessão é gratuita e terá debate com convidados

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

terra para rose
Documentário de longa-metragem acompanha a vida da militante Roseli Celeste Nunes da Silva - Divulgação

O Armazém do Campo Rio promove nesta quinta-feira (12) a segunda edição do cineclube "Cine Armazém". Desta vez, o filme que será exibido em sessão gratuita, aberta ao público e com convidados especiais será "Terra para Rose", da diretora Tetê Moraes. A sessão começa às 18h30, sendo que o salão do Armazém abrirá meia hora antes.

Leia mais: Armazém do Campo do RJ inaugura programação com exibição de filmes

Após a exibição do filme, às 20h, haverá um debate com Evelaine Martines, do Coletivo Nacional de Cultura do MST, com a diretora Tetê Moraes e com a curadora do cineclube e documentarista Beth Formaggini.

"Terra para rose" registra a ocupação de uma fazenda no Rio Grande do Sul e investiga as políticas de reforma agrária no Brasil da Nova República e atuação do MST. Para isso, aborda a história de Roseli Celeste Nunes da Silva (1954-1987), uma das líderes, cujo sonho é ter um pedaço de terra.

O longa-metragem é dividido em seis blocos: "A Promessa", "A Pressão", "A Espera", "O Confronto", "O Sonho" e "A Trégua". O roteiro é uma parceria da diretora com o cineasta José Joffily e a narração é da atriz Lucélia Santos.

Leia também: Brasil de Fato RJ lança mini documentário sobre a história do veículo de comunicação popular

O filme recebeu prêmios como o de Melhor Filme no Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano, em Havana, Cuba; e Melhor Direção de Longa Metragem em 16 mm e Melhor Fotografia em Longa-Metragem em 16 mm no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Armazém do Campo Rio fica na Avenida Mem de Sá, 135, Lapa, região central do Rio de Janeiro.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda