AGROECOLOGIA

MST inicia plantio solidário na Zona da Mata mineira e quer doar cinco toneladas de alimentos

Movimento quer ajudar no combate à fome. Atividade virtual de lançamento acontece nesta terça (10)

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
A ação é realizada por meio de mutirões voluntários - Foto: MST

Com o objetivo de doar mais de cinco toneladas de alimentos para pessoas em situação de insegurança alimentar, o Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) inaugura um plantio solidário na região da Zona da Mata de Minas Gerais. 

A ação é realizada por meio de mutirões voluntários, desempenhados pelas famílias vinculadas ao MST junto à população dos municípios de Juiz de Fora e de Chácara. A iniciativa pretende ajudar na redução dos impactos da fome na região que, desde o início da pandemia da covid-19, está em ascensão. 

Continua após publicidade

 

“O MST sempre teve a solidariedade como um princípio. Durante a pandemia, organizou muitas doações para os/as trabalhadoras da cidade que precisam”, ressalta o movimento, nas redes sociais. 

Plantio de sementes, controle de pragas e animais indesejados, e preparação de canteiros são algumas atividades que serão desenvolvidas até o momento da colheita. 

As ações acontecem aos sábados e o movimento tem a expectativa de que durem pelos próximos seis meses. 

Atividade virtual de lançamento

Um debate online de lançamento da iniciativa acontece nesta terça-feira (10), às 19h. Para ajudar a refletir sobre o projeto, o encontro conta com a presença de Paulo Mansan, coordenador da campanha Mãos Solidárias, desenvolvida pelo MST em Pernambuco. Ao todo, a campanha pernambucana distribuiu mais de 750 mil marmitas em dois anos.

Leonardo Boff, teólogo, professor e escritor, também estará presente na atividade. “É um dos maiores representantes da Teologia da Libertação, corrente progressista da igreja católica, e ardoroso defensor dos direitos humanos”, afirmou o MST

O lançamento conta ainda com a presença de Renata Siviero Martins, presidenta do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Minas Gerais e assessora da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais.

Continua após publicidade

Segundo o MST, o link da transmissão do evento será disponibilizado na página do movimento. Para acessá-la, clique neste link.

Continua após publicidade

 

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Larissa Costa