Homenagem

Ailton Krenak recebe título de Doutor Honoris Causa pela UnB nesta quinta (12)

A comunidade poderá acompanhar a cerimônia em transmissão ao vivo pelo canal da UnBTV

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
A partir da década de 1980, Ailton Krenak passou a se dedicar à articulação do movimento indígena. - Divulgação

O líder indígena Ailton Krenak receberá da Universidade de Brasília (UNB) o título de Doutor Honoris Causa. A homenagem será realizada na quinta-feira, 12, às 16h30. Para convidados, a cerimônia acontece no auditório da instituição. A comunidade poderá acompanhar o evento em transmissão ao vivo pelo canal da UnBTV no YouTube.

Continua após publicidade

O título de Doutor Honoris Causa a Krenak foi aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni) da UnB em dezembro de 2021. Na ocasião, o vice-reitor Enrique Huelva, disse que “Krenak é um filósofo imprescindível para este momento. Ele acrescenta novas ontologias que transcendem a divisão entre a natureza e o ser humano”.

Leia mais: UnB concederá título de doutor honoris causa para líder indígena Ailton Krenak

A data da entrega do título foi definida em memória ao lançamento oficial da Aliança dos Povos da Floresta ocorrida em 12 de maio de 1989, em São Paulo, sob a liderança de Ailton Krenak, da União das Nações Indígenas (UNI), e Chico Mendes, do Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS).

A partir da década de 1980, Ailton Krenak passou a se dedicar à articulação do movimento indígena. Em 1987, durante as discussões da Assembleia Constituinte, foi autor de um gesto marcante que comoveu a opinião pública: pintou o rosto de jenipapo enquanto discursava no plenário do Congresso Nacional, em sinal de luto pelo retrocesso dos direitos indígenas.

Honoris Causa

A concessão do título pela UnB é atribuída a personalidades que tenham se destacado pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. A recomendação da homenagem ao líder indígena foi feita pelo Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam) da universidade.

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino