A partir deste mês até dezembro, o projeto Parque de Ideias, idealizado pelo diretor Marcio Debellian, oferece atividades culturais e educativas nas unidades da Biblioteca Parque do centro do Rio de Janeiro, em Manguinhos e na Rocinha. A programação é gratuita e inclui shows, cursos, oficinas criativas e mostras de cinema em parceria com o Festival do Rio.
Leia mais: Brasil de Fato RJ celebra 9 anos com exibição de mini documentário e mostra de principais capas
A primeira atração acontece na próxima terça-feira (10) na unidade do centro com o espetáculo “Abjeto – Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos”, pela primeira vez em cartaz no Rio. Já a aula inaugural será com o professor Luiz Antônio Simas, além de leituras com a atriz Elisa Lucinda e rodas de samba com Mosquito.
Entre os shows já confirmados, Zélia Duncan, Mart'nália, Rico Dalasam e Jéssica Ellen. E ainda uma oficina com o artista plástico da Rocinha Maxwell Alexandre, que tem seu trabalho reconhecido internacionalmente.
A ideia para o projeto Parque de Ideias surgiu há três anos quando Debellian se deparou com a Biblioteca Parque, localizada na Av. Presidente Vargas, de portas fechadas para o público. A retomada gradual do espaço administrado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj) veio apenas em 2019.
O projeto tem a curadoria e produção de Debellian, curadoria pedagógica do doutor em literatura Júlio Cesar Valladão Diniz, produção e curadoria em Manguinhos de Diana Anastácia e produção e curadoria na Rocinha de Osvaldo Lopes.
Até dezembro, as unidades da Biblioteca Parque serão palco de shows, palestras, oficinas literárias, aulas de desenho, dança, quadrinhos e formação para técnicos de som. Além disso, o projeto vai oferecer cursos gratuitos a partir de um convênio com a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e de empreendedorismo para jovens com o Instituto BAT Brasil.
Edição: Clívia Mesquita