Ouça e Assista

Tempero: ONU reconhece violações contra Lula: ex-presidente avança em alianças para as eleições

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos

Nesta semana, o Comitê de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas) decidiu, por 16 votos a 2, que a operação Lava Jato violou direitos e a presunção de inocência do ex-presidente Lula. Os abusos legais comandados pelo ex-juiz Sergio Moro retiraram Lula das eleições de 2018, vencidas por Jair Bolsonaro (PL), de quem Moro se tornou ministro da Justiça, naquele mesmo ano.

Continua após publicidade

O comitê da ONU, inclusive, apontou que mesmo a anulação das condenações do caso do ex-presidente pelo Supremo Tribunal Federal, não puderam reparar os danos e as violações causadas a Lula. 

::ONU dá 180 dias para Brasil reparar Lula dos danos causados pela Lava Jato::

Este é um dos destaques desta edição do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.

O ex-presidente também foi notícia nesta semana ao participar de ato da Rede, em que alas majoritárias do partido demonstraram apoio à candidatura de Lula no pleito deste ano. O arco de alianças em torno de sua candidatura, que já conta com PSB, PCdoB e PV, vai se ampliando.

Assista ao Tempero da Notícia na íntegra:

Indulto e CCJ

O deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado a oito anos e nove meses de prisão, em regime fechado, pelo Supremo Tribunal Federal, recebeu o indulto presidencial do presidente Jair Bolsonaro. Disfrutando da liberdade, criticada por uma massa de juristas, Silveira foi eleito vice-presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados.

::Indulto a Daniel Silveira foi o novo 7 de setembro de Jair Bolsonaro::

Mas as afrontas não pararam por aí, Silveira ainda se tornou membro de outros colegiados como as Comissões de Esporte e Cultura, se tornou suplente na Comissão de Educação e ainda será membro titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), local onde trafegam os principais projetos legislativos do Congresso.

Economia

Na economia, os erros do governo Bolsonaro seguem punindo a população, principalmente os mais pobres. Para além do desemprego, que segue na casa dos 11%, o IPCA, índice do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que mede as variações dos preços ao consumidor, registrou mais uma alta. Em abril, os preços aumentaram 1,73%, a maior a variação desde 1995. No período de 12 meses, a alta acumulada já chega a 12,03%.

O dólar, que vinha apresentando quedas seguidas, voltou a subir e agora está em R$ 4,94. Completam o cenário de caos, uma pesquisa divulgada nesta semana, que revela que o número de pessoas que vivem na extrema pobreza aumentou. Segundo os dados, 50,7% dos domicílios brasileiros fazem parte das classes D e E, e têm renda familiar mensal de até R$ 2,9 mil. O governo Bolsonaro segue inoperante frente à ruína econômica que assola o país.

::País deve fechar 2022 com mais da metade dos brasileiros na pobreza::

Cafezinho

No Cafezinho desta semana, uma homenagem aos carnavalescos, que levaram grandes desfiles das escolas de samba em São Paulo e, especialmente no Rio de Janeiro, retomando a grande festa em pleno feriado de Tiradentes. No Rio: escolas tradicionais como Salgueiro, Mangueira, Vila Isabel e a campeã Grande Rio, levaram temas importantes para a avenida como: resistência; a força de religiões de matriz africana; e a história de grandes sambistas.

Onde assistir

O "Tempero da Notícia" vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: José Eduardo Bernardes