A vacinação contra a gripe no Rio de Janeiro está caminhando abaixo do esperado. Segundo o levantamento da secretaria estadual de Saúde, só 10% do público alvo, entre idosos e profissionais de saúde, foi vacinado em todo estado. Segundo os dados, são 3,15 milhões pessoas que deveriam ter procurado os postos de saúde mas ainda não fizeram.
Leia também: Quem pode tomar a vacina contra a gripe na cidade do Rio de Janeiro?
Por isso, o governo estadual organizou neste sábado (29), o Dia D da imunização nos postos de vacinação, contra a gripe e sarampo, o último voltado para as crianças. Os postos de saúde vão funcionar durante o dia todo, das 8h às 17h. No total, serão mais de 430 pontos de vacinação entre postos de atenção básica de saúde e pontos extras.
O endereço de todos os pontos de vacinação estão no site da Secretaria Municipal de Saúde.
O atraso da imunização é uma preocupação já que o Rio viveu no fim do ano passado uma epidemia de gripe na capital e em outras cidades do estado. A nova vacina que está sendo aplicada já é eficaz contra a cepa do vírus da influenza que causou o aumento de casos em dezembro.
A nova etapa da campanha de vacina contra a gripe começa no próximo dia nove na capital do Rio, quando se inicia a imunização do restante do grupo prioritários, como rodoviários e forças de segurança. O calendário escalonará com uma faixa etária decrescente por semana, sendo os primeiros de 50 a 59 anos a partir do dia nove de maio.
Edição: Mariana Pitasse