Ouça e Assista

Tempero da Notícia: em ano eleitoral, suspeitas de crime e corrupção rondam governo Bolsonaro

Programa traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos da semana em formato de revista semanal

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos

Um áudio divulgado esta semana pelo jornal Folha de São Paulo, após escutas autorizadas pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, revela que o Palácio do Planalto e o governo Jair Bolsonaro (PL) podem estar diretamente ligados à morte do ex-policial militar Adriano da Nóbrega, em uma ação da PM da Bahia, em fevereiro de 2020. Nóbrega comandava um grupo de milicianos em Rio das Pedras, no Rio de Janeiro, e um esquadrão de extermínio chamado Escritório do Crime. O grupo é acusado de participar das mortes da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes em 2018.

No áudio, a irmã do ex-PM, Daniela Nóbrega, afirma que o Palácio do Planalto chegou a articular cargos em troca da morte de Adriano: "Ele já sabia da ordem que saiu para que ele fosse um arquivo morto. Ele já era um arquivo morto. Já tinham dado cargos comissionados no Planalto pela vida dele, já. Fizeram uma reunião com o nome do Adriano no Planalto. Entendeu, tia? Ele já sabia disso, já. Foi um complô mesmo".

::Governo Bolsonaro ofereceu cargos pela morte de Adriano da Nóbrega, acusa irmã do miliciano::

As implicações da família Bolsonaro com crimes e escândalos de corrupção são destaques desta semana no Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.

Assista ao Tempero da Notícia na íntegra:

 

Eleições

Na mesma semana em que vieram à tona os áudios da irmã de Adriano da Nóbrega, deputados bolsonaristas fizeram uma série de ameaças ao ex-presidente Lula. Portando armas de fogo, eles gravaram vídeos dizendo aguardarem as visitas de Lula e correligionários às suas casas. Entre os que gravaram vídeos aparecem a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), o deputado estadual Júnior Amaral (PL-MG) e o deputado estadual Coronel Lee (DC-PR). 

Os vídeos foram gravados após falas do ex-presidente, que, em encontro com centrais sindicais, afirmou ser mais eficiente que a militância pressionasse os deputados em suas casas do que no Congresso Nacional. Após a polêmica, Lula disse que a pressão deveria acontecer, mas de forma civilizada.

Corrupção

Os casos de corrupção no governo Jair Bolsonaro (PL) se avolumam. Desta vez surgem denúncias sobre superfaturamento de quase R$ 800 milhões para a compra de ônibus escolares. O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou o valor acima dos praticados no mercado e suspendeu o leilão.

::CPI do MEC no Senado tem assinaturas necessárias; decisão agora está nas mãos de Pacheco::

Outro caso recente é do suborno de prefeitos de várias regiões do país, que eram pressionados a pagar altas quantias em troca da liberação de verbas para obras em suas cidades. O esquema seria comandado por dois pastores, Arilton Moura e Gilmar Santos, indicados por Bolsonaro ao ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro. 

Ribeiro, que chegou a afirmar em entrevista que recebeu os dois líderes religiosos a pedido de Bolsonaro, pediu exoneração do governo no último dia 28 de março.

Panela de Pressão

Quem vai para a Panela de Pressão nesta semana é Pedro Castillo, presidente do Peru. De origem campesina, o professor eleito em 2021 como o 5º mandatário do país em cinco anos, sofreu dois pedidos de impeachment em apenas oito meses de governo. Apesar de ter conseguido mobilizar o Congresso peruano para evitar a destituição, a caça de parlamentares ao presidente parece tornar a governabilidade de Castillo um desafio gigantesco.

::Após uma semana de greve de caminhoneiros, Castillo decreta toque de recolher no Peru::

Pressionado pelas altas dos preços, entre eles dos combustíveis, o presidente peruano precisou determinar toque de recolher no país por conta dos inúmeros protestos que pediam sua saída do comando. O exemplo lança alerta aos demais países da região que recentemente conseguiram chefes progressistas: é necessário ter governabilidade. 

Sobremesa

A dica cultural desta semana é o filme "Munique: No Limite da Guerra". A produção do Netflix conta a história de dois jovens, um inglês e outro alemão, que se conhecem na faculdade e depois tentam exercer a diplomacia para evitar a Segunda Guerra Mundial. A adaptação do romance de Robert Harris não é um filme de guerra, mas um registro ficcional dos bastidores e das tentativas de diálogo que poderiam ter evitado uma catástrofe.  

Onde assistir

O "Tempero da Notícia" vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: José Eduardo Bernardes