Neste sábado (9), será lançado no Rio de Janeiro o livro “República de Segurança Nacional”, em que o autor Rodrigo Lentz analisa a volta dos militares ao centro do poder com o governo de Jair Bolsonaro (PL). O lançamento será a partir das 15h30, no Armazém do Campo RJ.
Leia também: Armazém do Campo do RJ inaugura programação com exibição de filmes
Na programação do evento está agendado um debate sobre os temas tratados no livro com Gizele Martins, jornalista e mestre em Educação, Cultura, Comunicação e Periferias Urbanas, e Orlando Zaconne, delegado da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro e doutor em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
No livro, a partir de documentos oficiais da Escola Superior de Guerra, o autor investiga a estrutura ideológica que fundamenta a organização militar e a contextualiza conforme as mudanças históricas que ocorreram no período.
Tendo as disputas sociais como pano de fundo para esse percurso, Lentz explora a presença dos militares na política desde a formação da República até o atual governo, ora como protagonistas, ora como coadjuvantes.
“Compreender historicamente a questão militar e como os militares pensam a política pode nos ajudar a evitar novas ilusões e equívocos decorrentes de se ignorar os temas militares como “apenas” de defesa nacional quando, em verdade, estão diretamente relacionados à disputa política entre classes sociais (...)”, afirma em um trecho da publicação.
Rodrigo Lentz é doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB) e advogado, professor convidado da Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Pesquisa sobre o pensamento políticos dos militares brasileiros e a justiça de transição.
Editado pela Editora Expressão Popular em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo, a obra é o mais recente lançamento da Coleção Emergências e será tema de um curso virtual a ser realizado em maio.
Serviço
Lançamento e debate do livro República de Segurança Nacional
Sábado (9), às 15h30.
Local Armazém do Campo Av. Mem de Sá, 135 - Centro, Rio de Janeiro.
Edição: Mariana Pitasse