O Armazém do Campo do Rio de Janeiro vai exibir o documentário “Chão” na próxima quinta-feira (7). A mostra inaugura o espaço cultural "Cine Armazém". O filme mostra a luta de uma ocupação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para conseguir a redistribuição das terras da usina de cana-de-açúcar Santa Helena, que está em processo de falência, no estado de Goiás.
O filme será exibido na próxima quinta feira (7), no Armazém do Campo RJ, que fica localizado na rua Mém de Sá, 135, no centro do Rio, às 18h30. O documentário que tem a direção de Camila Freitas foi um dos 12 filmes brasileiros selecionados para o 69º Festival Internacional de Cinema de Berlim, em 2019.
A exibição do filme é uma parceria do Armazém do Campo e o Núcleo de Solidariedade Técnica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (SOLTEC-UFRRJ). Após a mostra, haverá um debate com a documentarista Beth Formaggini, o produtor Douglas Duarte e Luana Carvalho, membro da direção nacional do MST.
O projeto do "Cine Armazém" está sendo construído em parceria com o Núcleo de Consumidores de Botafogo e Laranjeiras e tem como objetivo utilizar produções audiovisuais para construir debates sobre a importância da reforma agrária popular e os rumos da política no estado do Rio e no país.
Além da exibição do documentário, o Armazém do Campo do Rio de Janeiro conta com uma programação cultural diversa para o mês de abril.
Confira a agenda:
Dia 1º - Chorinho Regional Subindo a Serra;
Dia 7 - Cine Armazém com exibição do filme "Chão";
Dia 8 - Lançamento do livro "Tecnologia Social e Reforma Agrária Popular" e roda de samba do Boemia Carioca, liderada por Elisa Addor;
Dia 9 - 14h: Samba Beba da Fonte, 15:30h: Lançamento do livro "República de Segurança Nacional - Militares e política no Brasil", 18h: Samba Beba da Fonte
Dia 14 - Apresentação do Movimento Brasil Popular;
Dia 15 - Chorinho Regional Subindo a Serra;
Dia 16 - Jequitibá do Samba.
Edição: Mariana Pitasse