Uma pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (22) indica empate técnico na disputa pelo governo do Rio de Janeiro entre o atual governador Cláudio Castro (PL) e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB). A margem de erro do levantamento é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos.
Os dois pré-candidatos também empatam no cenário desenhado como um eventual segundo turno. No primeiro cenário, com mais candidatos, ao todo seis nomes na disputa, Castro tem 21% dos votos enquanto Freixo fica com 17%.
Na última semana, outra pesquisa divulgada pelo instituo Big Data também apontou empate técnico entre os dois pré-candidatos. No entanto, com Freixo liderando a corrida eleitoral, com 24% da preferência dos eleitores, e o atual governador, Cláudio Castro, com 23%.
O ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) aparece com 9% e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano (PT), com 4%, portanto, também tecnicamente empatados.
Leia também: Eleições do RJ estarão sob influência de Lula e Bolsonaro, aponta cientista político
O ex-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Felipe Santa Cruz (PSD) figura com 3%; e o líder da bancada do Novo na Câmara dos Deputados, Paulo Ganime, com 1%, empatam tecnicamente com Ceciliano, mas não alcançam Neves.
O instituto ouviu 1.200 moradores do Rio de Janeiro, entre os dias 15 a 18 de março, em entrevistas realizadas pessoalmente. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi contratada pelo Banco Genial e registrada na Justiça Eleitoral sob o número RJ-07593/2022.
O Quaest é um instituto de pesquisas com sede em Belo Horizonte, em Minas Gerais. Até 2020, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a empresa realizava pesquisas eleitorais só em Minas Gerais. Hoje, faz levantamentos sobre intenções de voto para presidente. O instituto tem uma parceria com a Genial Investimentos, a qual financia levantamentos sobre a corrida presidencial de 2022.
Confira os cenários de primeiro turno:
Cenário 1:
Cláudio Castro (PL): 21%
Marcelo Freixo (PSB): 17%
Rodrigo Neves (PDT): 9%
André Ceciliano (PT): 4%
Felipe Santa Cruz (PSD): 3%
Paulo Ganime (Novo): 1%
Brancos e nulos: 34% Não sabe ou não respondeu: 11%
Cenário 2:
Cláudio Castro (PL): 22%;
Marcelo Freixo (PSB): 18%;
Rodrigo Neves (PDT): 10%;
Felipe Santa Cruz (PSD): 3%;
Paulo Ganime (Novo): 2%;
Brancos e nulos: 35%;
Não sabe ou não respondeu: 11%.
Cenário 3:
Cláudio Castro (PL): 24%;
Marcelo Freixo (PSB): 20%;
Felipe Santa Cruz (PSD): 4%;
Paulo Ganime (Novo): 4%;
Brancos e nulos: 37%;
Não sabe ou não respondeu: 11%.
Cenário 4:
Cláudio Castro (PL): 23%;
Marcelo Freixo (PSB): 18%;
Rodrigo Neves (PDT): 24%;
Brancos e nulos: 37%;
Não sabe ou não respondeu: 10%.
Fonte: BdF Rio de Janeiro
Edição: Mariana Pitasse