Rio de Janeiro

PREPARE O BOLSO

Contas de luz da Light e da Enel sobem entre 15% e 17%, após autorização da Aneel

Impacto de revisão tarifária periódica já será sentido pelos consumidores do Rio de Janeiro na próxima fatura

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Light é responsável pela distribuição de energia elétrica a cerca de 4,5 milhões de unidades consumidoras de 37 munícipios do estado do Rio
Light é responsável pela distribuição de energia elétrica a cerca de 4,5 milhões de unidades consumidoras de 37 munícipios do estado do Rio - Divulgação

Passou a valer a partir da última terça-feira (15) o reajuste das contas de luz da Light e da Enel Rio. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regula o serviço das concessionárias, autorizou ontem o aumento da tarifa em 15,53% para os clientes residenciais da Light e em 17,39% para os clientes residenciais da Enel.

Leia mais: Prepare o bolso: privatizar a Eletrobras vai elevar (e muito) a conta de luz

Segundo a Aneel, o aumento corresponde à revisão tarifária periódica relativa a 2022. A Light é responsável pela distribuição de energia elétrica a cerca de 4,5 milhões de unidades consumidoras de 37 munícipios do estado do Rio de Janeiro. Já a Enel, antiga ampla, atende aos moradores de Niterói, Região dos Lagos e Norte Fluminense.

Também na última terça-feira, a Aneel aprovou R% 5,3 bilhões como primeira parcela do empréstimo às empresas distribuidoras do setor elétrico. Algumas razões para o empréstimo são a chamada crise hídrica, que reduziu a oferta de energia, e a alta do dólar, que fez elevar os custos para a compra de energia.

Leia também: Privatização da Eletrobras ameaça maior centro de pesquisa do setor elétrico da América Latina

Com a efetivação do empréstimo, o reajuste nas contas de luz, que seria repassado ainda este ano para o consumidor, poderá ser represado, sendo pago no ano que vem e com juros pela população.

Edição: Eduardo Miranda