Para comemorar os 60 anos da Universidade de Brasília (UNB), no âmbito do projeto Mulheres na Ciência, a instituição, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília, abriu uma chamada pública com o tema “Eu no futuro como cientista e a UNB”. A iniciativa vai selecionar trabalhos de estudantes meninas de escolas públicas do Distrito Federal e entorno.
Leia mais: Mulheres na Ciência: apesar de casos de protagonismo, ainda há luta por igualdade
As inscrições para a chamada pública são gratuitas e estão abertas até o dia 27 de março. Para participar, as candidatas devem enviar suas ilustrações e textos para o e-mail [email protected].
No e-mail de inscrição, é preciso anexar também o formulário disponível no anexo da chamada pública, com dados da candidata, o nome e a assinatura de um responsável legal. Cada participante poderá concorrer com até duas ilustrações e dois textos inéditos.
Quem pode participar
A iniciativa é dirigida a meninas de 12 a 15 anos e tem o objetivo de incentivar, divulgar e promover a reflexão sobre o contexto da inserção das jovens e mulheres na ciência, expondo a visão das estudantes através de ilustrações e textos.
:: Nilma Lino é uma das vencedoras de prêmio nacional para cientistas mulheres ::
As ilustrações podem ser feitas à caneta ou tinta, no formato digital ou gravura. Os textos devem ter entre 10 e 20 linhas.
Os trabalhos serão avaliados por comissão julgadora composta por representantes da UnB e da Fiocruz Brasília. Os critérios de seleção incluem interação entre ilustração e texto, originalidade, criatividade e pertinência em relação ao tema. A relação dos selecionados estará disponível a partir do dia 5 de abril.
Fonte: BdF Distrito Federal
Edição: Flávia Quirino